Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura e Sinduscon lançam Concurso Nacional de Ideias para Estudantes de Arquitetura

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5001/prefeitura-e-sinduscon-lanam-concurso-nacional-de-ideias-para-estudantes-de-arquitetura

11/03/2011

Prefeitura e Sinduscon lançam Concurso Nacional de Ideias para Estudantes de Arquitetura

Prefeitura e Sinduscon lançam Concurso Nacional de Ideias para Estudantes de Arquitetura

 

Concurso faz parte da Feira Construir 2011- Inovar e tem a parceria da UFFS-Campus Erechim

 

              A Prefeitura de Erechim e o Sinduscon, promotores da CONSTRUIR 2011 - Feira da Construção e Mobiliário de Erechim em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul, lançaram na manhã desta sexta-feira, dia 11, no auditório da UFFS, o Concurso de Ideias para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, com o tema “Inovação e Sustentabilidade em Edificações Residenciais Unifamiliares”.

 

             Participaram do lançamento do concurso o prefeito Paulo Polis, o diretor da UFFS, Ilton Benoni da Silva, o presidente da Sinduscon, João Aleixo Bruschi, o presidente da Accie, Mário Cavaletti, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Walmir Badalotti, a coordenadora do curso de Arquitetura da UFFS, Daniela Rech e o professor e presidente da comissão organizadora do concurso, Leandro Carlos Fernandez.

 

               Os objetivos do concurso foram explicados pelo professor Leandro. Segundo ele, o objetivo é selecionar e premiar dois projetos de edificação residencial unifamiliar (primeiro e segundo lugares) que tenha como enfoque principal a Inovação e a Sustentabilidade. A participação está aberta a todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo do país autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).

 

             A coordenadora do curso de Arquitetura da UFFS, Daniela Rech se disse feliz com o envolvimento da universidade no concurso uma vez que as temáticas que precisam ser abordadas despertam o papel social que o arquiteto tem, sendo discutido em sala de aula. O presidente da Accie, Mário Cavaletti, disse que o concurso é um incremento a mais na Feira Construir que comprovou seu sucesso na primeira edição.

 

              O prefeito Paulo Polis comentou sobre a necessidade de moradias que o município de Erechim tem, afirmando que grande parte foi sanada com a realização de programas habitacionais nos últimos dois anos. Estas casas tem a metragem de 50 metros quadrados, tamanho que deverá ser seguido para os projetos apresentados no concurso. “Quantas famílias não gostariam de viver numa casa desta proporção, viabilizada com recursos da prefeitura e do governo federal”, perguntou. Pensando nisso é que o prefeito garantiu que o projeto vencedor do concurso será executado pelo município de Erechim, mesmo que não seja esta uma regra do concurso. “Faço isso pensando na dignidade das pessoas que tanto precisam da casa própria”, disse.

 

             Para o diretor da UFFS, Ilton Benoni da Silva, um concurso de ideias anima e empolga todos os seus envolvidos criando uma simbiose com a universidade, abrindo possibilidades para os acadêmicos aprofundarem seus estudos.

 

              O concurso conta com o apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio Grande do Sul – IAB/RS. No evento foi assinado o edital de lançamento do concurso Construir 2011 – Inovar e regulamento do concurso.

 

Inscrições:

               As inscrições serão gratuitas e deverão ser feitas na página do evento www.construir2011.com.br entre os dias 18 de março e 29 de abril. Os trabalhos finalistas serão anunciados e expostos no dia 21 de maio, como parte das atividades da Feira CONSTRUIR 2011. Dentre os finalistas serão destacados dois trabalhos premiados, aos quais serão conferidos certificados e premiação.

 

Premiação:

· Primeiro lugar: passagens, estadia e inscrição para o VI Encontro Nacional e IV Encontro Latino-Americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis (www.elecs2011.com.br) para duas duas pessoas, mais o valor de R$ 1.000,00.

· Segundo lugar: passagens, estadia e inscrição para o VI Encontro Nacional e IV Encontro Latino-Americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis para uma uma pessoa, mais o valor de R$ 500,00.

 

Cronograma:

 

* 18 de março a 29 de abril – Período para inscrições e consultas;

* 02 a 10 de maio – Período para envio dos trabalhos por via postal ou entrega no endereço especificado neste regulamento.

* 19 e 20 de maio - julgamento dos trabalhos

* 21 de maio - anúncio e exposição dos trabalhos selecionados e premiados.