Prefeitura Municipal de Erechim - Município dá início ao programa Pró-Letramento

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5017/municpio-d-incio-ao-programa-pr-letramento

16/03/2011

Município dá início ao programa Pró-Letramento

Município dá início ao programa Pró-Letramento

Município dá início ao programa Pró-Letramento

 

Proposta faz parte do calendário de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação

 

             Os professores municipais das séries iniciais estiveram presentes no Centro Cultural 25 de Julho na noite desta terça-feira, 15, para a abertura do Programa Pró-Letramento que tem como objetivo a formação continuada dos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

             O programa faz parte do calendário de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação e é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, Universidade Federal de Santa Maria e Unisinos.

 

             No ato de abertura se fizeram presentes o Secretário Municipal da Educação, Anacleto Zanella, a professora da URI-Campus de Erechim, Elcemina Lucia Balvedi Pagliosa, a Coordenadora da 15ª CRE, Graciela Gritti Pauli, o diretor da UFFS Erechim, Ilton Benoni da Silva, a diretora pedagógica da Smed, Deise Rigon, e a diretora de Ensino do Instituto Federal, professora Keila Nichelle.

 

Momento de capacitar e colher frutos

             O secretário Anacleto Zanella lembrou que Erechim está vivendo momento de colher o que já foi plantado, após uma série de ações e investimentos. “A Secretaria da Educação está com dois grandes programas na área da Formação Continuada, que são o NTM (Núcleo Tecnológico Municipal) e o Pró-Letramento. Porém, nos cabe seguir avançando. Nesta linha, precisamos responder ao seguinte questionamento: como dar sentido à leitura?”.

 

Não existe livro ruim nas mãos de um bom leitor”

             A professora Lucia Pagliosa salientou sobre a importância da leitura e os preconceitos que as pessoas têm, por vezes, com alguns gêneros literários, autores ou títulos. “Não existe livro ruim nas mãos de um bom leitor”, pontuou. Lucia destacou que é preciso incentivar toda e qualquer leitura, pois ela é aprendizagem e quem lê permanentemente sempre terá uma companhia. A Coordenadora da 15ª CRE, professora Graciela também argumentou sobre a importância do ato de ler e sobre a necessidade que temos de aprender.

 

             Os presentes discutiram, ainda, sobre o “encantar/reencantar” o professor e como chamar o aluno à leitura. A Coordenadora do Pró-Letramento, Marcia Silveira dos Santos e diretora da Informática Básica da Secretaria Municipal de Educação, apresentou o programa para os professores presentes, explicou sua funcionalidade e como este se dará, em um bate papo com perguntas e respostas, onde muitas dúvidas foram sanadas.