Prefeitura Municipal de Erechim - Polis em Brasília
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5048/polis-em-braslia

23/03/2011

Polis em Brasília

Polis em Brasília

Polis em Brasília

 

Prefeito está na Capital Federal trabalhando para garantir projetos de interesse do município

 

            O prefeito de Erechim, Paulo Polis, e o secretário de Coordenação e Planejamento do município, Edgar Paulo Marmentini, mantiveram extensa agenda junto a órgãos do Governo Federal em Brasília, ao longo desta terça-feira, dia 22. Recebidos pelos assessores de Relações Institucionais Aramis Teixeira e José Marcos Castilho do Gabinete de Relações Institucionais da Presidência da Câmara dos Deputados, Polis e Marmentini visitaram as pastas de Saúde e Turismo.

 

            No Ministério da Saúde, trataram da viabilização das construções de uma nova UBS no bairro Estevam Carraro e da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA), próxima ao Hospital Santa Terezinha.

 

             Quanto a UPA, o Governo de Erechim já adquiriu terreno para sua instalação num investimento de mais de R$ 1 milhão dos cofres da prefeitura. A futura construção desta UPA terá por objetivo a reorganização dos serviços de assistência a saúde dos erechinenses, na área de pronto atendimento e na atenção e atendimento de consultas especializadas.

 

           Conforme o prefeito Polis, o processo da UPA está fora dos prazos previstos, por conta de atrasos ocorridos nos trâmites que competiam ao Estado do Rio Grande do Sul e que deveriam ter ocorrido durante o último ano do governo Yeda. Os recursos já haviam sido depositados pelo Governo Federal no Estado, mas que por conta de “desordens” do governo estadual anterior terão agora que retornar ao Ministério da Saúde, onde sofrerão rearranjo orçamentário, para serem finalmente repassados ao município de Erechim. Polis lamenta que embora todos os esforços feitos pelo município (compra do terreno e investimentos), agora a municipalidade terá que submeter todo este processo a novos trâmites junto ao Ministério da Saúde e sujeitar-se a nova programação orçamentária e a um novo cronograma para execução da obra. As expectativas mais otimistas hoje é de que as obras só estejam prontas ao final de 2012.

 

             O prefeito participou também de duas audiências junto ao Ministério do Turismo. Uma com o objetivo de encaminhar a finalização da prestação de contas da edição do Rally Internacional de Erechim, edição de 2010, que contou com apoio de emenda parlamentar do deputado federal Marco Maia. O outro assunto foi quanto a retomada de um projeto de urbanização da Praça Central nos Bairros Paióis, cujas obras já foram iniciadas pela prefeitura, mas que acabaram sendo paralisadas pela empreiteira vencedora da licitação já que o Ministério do Turismo, alegando cortes orçamentários, não repassou a sua parcela de recursos e, agora, aponta para a possibilidade remota de retomada do projeto, com repasse de recursos a partir do final de abril. Os únicos recursos utilizados na obra até agora foram próprios do município, que terá que realizar nova licitação caso o Ministério libere a sua parte de recursos, tendo em vista a desistência da empresa que iniciou a obra em dar continuidade a mesma.

 

            “Estamos nos deparando com problemas característicos da gestão pública”, reconhece o prefeito Polis. O prefeito entende que os ajustes estão sendo impostos pela necessidade de se fazer cumprir a lei e a burocracia dos processos públicos em todas as suas etapas, garantindo a correta aplicação dos recursos públicos.

 

            O prefeito Polis também esteve nesta terça-feira, dia 22, junto a Ouvidoria do Ministério da Saúde e na secretaria do Programa Brasil Sorridente, buscando informações para ampliar programas da Secretaria de Saúde.