Prefeitura Municipal de Erechim - Programa Cidadão Consciente é apresentado no Tribuna Livre
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5052/programa-cidado-consciente--apresentado-no-tribuna-livre

24/03/2011

Programa Cidadão Consciente é apresentado no Tribuna Livre

Programa Cidadão Consciente é apresentado no Tribuna Livre

Programa Cidadão Consciente é apresentado no Tribuna Livre
Programa Cidadão Consciente é apresentado no Tribuna Livre

 

Comunidade que esteve presente na sessão ordinária da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 21, pode conhecer o programa que já está sendo desenvolvido no município

 

             Difundir para o maior número de pessoas a maneira correta de realizar a destinação adequada de resíduos é o que pretende o Programa Cidadão Consciente, desenvolvido pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O programa já começou a ser aplicado para servidores municipais e para estudantes das escolas municipais e estaduais através de capacitação, qualificação e formação dos mesmos.

 

             Na última segunda-feira, dia 21, durante a sessão solene da Câmara de Vereadores no espaço Tribuna Livre, o secretário de Meio Ambiente Waldemar Dornfeld e a diretora de Educação Ambiental da Secretaria, Ariane Pasuch, apresentaram o programa para os vereadores e comunidade presente.

 

            O programa, como o nome já diz, consiste em conscientizar os moradores quanto a importância da destinação correta do lixo doméstico e a reciclagem. Para realizar este trabalho, a secretaria conta com parcerias como a Secretaria Municipal de Educação, de Cidadania, Orçamento Participativo, 15º Coordenadoria Estadual de Educação, Comitê de Qualidade, agentes de saúde, além dos diversos segmentos da sociedade, como departamentos comerciais, escolas, igrejas, associações, agremiações, sindicatos e tantos outros que tiverem interesse em colaborar.

 

            Este grupo orientará sobre a correta separação dos resíduos, além de promover a dignidade e auto-estima dos catadores, os quais não têm obtido a real valorização quanto agentes das destinações adequadas para reciclagem e manutenção dos recursos existentes.

 

            Através da uma comissão formada na premissa de desenvolver em toda a cidade, um processo de conscientização permanente, através de palestras interativas que visem esclarecer quanto a correta separação e destinação residual, desde materiais eletrônicos, até podas de árvores.

 

            Ao longo do projeto também está prevista a realização de gincanas ecológicas entre escolas e a comunidade em geral, concursos de vídeo amador, fotos, poesia, música e desenho, estimulando assim a compreensão sobre cidadania e hábitos rotineiros, além de pedágios com a participação das escolas. Essas atividades, estão sendo executadas de forma lúdica, visando cooperar com a preservação do meio ambiente.