Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim terá nova escola de educação infantil no Paiol Grande

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5054/erechim-ter-nova-escola-de-educao-infantil-no-paiol-grande

24/03/2011

Erechim terá nova escola de educação infantil no Paiol Grande

Erechim terá nova escola de educação infantil no Paiol Grande

Erechim terá nova escola de educação infantil no Paiol Grande
Erechim terá nova escola de educação infantil no Paiol Grande

Município está entre as 45 cidades gaúchas contempladas pelo programa Proinfância do governo federal. Prefeito Polis acompanhou o anúncio da presidenta Dilma nesta quinta-feira, 24, em Brasília

 

          Erechim está entre os municípios gaúchos contemplados com novas unidades de educação infantil do Programa Próinfância e quadras escolares poliesportivas no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2,  na manhã desta quinta-feira, 24, durante solenidade no Palácio do Alvorada.  O prefeito Paulo Polis, e o secretário de Planejamento Edgar Marmentini acompanharam o anúncio feito pela presidenta Dilma Rousseff.

          Durante o ato também foram assinados 419 termos de adesão ao programa, para a construção de outras 718 escolas de educação infantil. O investimento total será de R$ 800 milhões e quando prontas às creches atenderão cerca de 140 mil crianças.

          Segundo o prefeito Polis, Erechim já conta com outras duas creches  em andamento, sendo que a obra anunciada pelo governo Dilma será a segunda construída com recursos do governo federal na atual administração municipal. “Para atender a nossa demanda é necessária a construção de mais duas (creches) e já estamos elaborando projetos para viabilização dos recursos”, explica o prefeito. Cerca de 1.500 crianças ainda aguardam vagas na educação infantil em Erechim. A meta do governo é criar em dois anos mais 1.000 vagas de forma a amenizar a demanda reprimida e promover a qualidade de vida para as famílias erechinenses”, explica Polis.

          Os recursos para as obras sairão do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação infantil (Proinfância). A partir do recebimento do dinheiro enviado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as prefeituras terão 18 meses para executar as obras.

           A presidenta Dilma durante pronunciamento falou que investir na criança é investir no futuro e a concretização do presente, “um país que se importa com suas crianças afirma a sua nacionalidade e constrói o verdadeiro âmbito do desenvolvimento e é isso que temos compromisso com o crescimento e com uma melhor qualidade de vida”, disse.

          O principal objetivo do Próinfância é prestar assistência financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios que efetuaram o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR). Os recursos destinam-se à construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil. “O governo federal criou o Pro Infância por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação”, reforça o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, que recebeu o prefeito Polis em seu gabinete em Brasília.