https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5072/polticas-culturais-em-debate
29/03/2011
Políticas Culturais em debate
Políticas Culturais em debate
Abertura da I Conferência Municipal de Cultura é marcada pelos bons debates e grande participação
Iniciou nesta segunda-feira, 28, a I Conferência Municipal de Cultura, evento promovido pela Prefeitura de Erechim através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. Os debates acontecem no auditório do Castelinho e tem por objetivo discutir democraticamente o desenvolvimento e as diretrizes das políticas culturais de Erechim, sempre procurando manter os eixos temáticos: Cidadania Cultura: a acessibilidade da cultura a todos; Economia da Cultura: Conceitos e Formas; Estética e Valor Simbólico.
Os trabalhos iniciaram com a solenidade de abertura da conferência. Primeiramente as crianças do Projeto Criando Sons realizaram uma belíssima apresentação. Em seguida o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Gleison Juliano Wojciekowski, falou aos presentes da importância deste tipo de evento, e destacou que este é um grande passo dado pelas entidades culturais do município.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Artidor Justino de Andrade, deu as boas vindas a todos e destacou a presença dos palestrantes. Lembrou também que destes debates sairá a Carta de Intenções que será apresentada na Conferência Estadual de Cultura. “O Governo Municipal está trabalhando de forma ativa na cultura, principalmente na cultura da participação. Esperamos que este evento atinja os objetivos traçados pelo eixo temático”, salientou.
Após a solenidade, que contou também com a presença de secretários municipais de Educação, Anacleto Zanella, da Fazenda, Valdemar Loch, de Coordenação e Planejamento, Edgar Paulo Marmentini, e adjunta da Cidadania, Nelci Dagostini duas palestras deram início as atividades. A primeira delas foi ministrada pelo professor da URI – Campus de Erechim, Dr. Arnaldo Nogaro que falou sobre Cidadania Cultural – a acessibilidade da cultura a todos. Em seguida Claudionor Mores da Appoiare Instituto de Pesquisa e Capacitação, explanou aos presentes sobre a Economia da Cultura, destacando conceitos e formas. Mores falou também sobre as formas de se conseguir recursos através da LIC RS (Lei de Incentivo a Cultura). No encerramento do evento os presentes foram convidados a apontar itens para fazer parte da Carta de Intenções.
Para esta terça-feira, 29, estão marcadas as palestras Estética e Valor Simbólico com o professor Daniel de Bem da UFFS-Campus de Erechim) e sobre Diversidade Cultural: Experiências Brasil-Polônia com a Dra. Malgorzata Wosniak da Sociedade Rui Barbosa. Finalizando as atividades serão eleitos os Delegados para a Conferência Estadual da Cultura, que será realizada em Santa Maria nos dias 29 e 30 de abril.