Prefeitura Municipal de Erechim - CRAS II desenvolve trabalho de reciclagem com moradores

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5079/cras-ii-desenvolve-trabalho-de-reciclagem-com-moradores

29/03/2011

CRAS II desenvolve trabalho de reciclagem com moradores

CRAS II desenvolve trabalho de reciclagem com moradores

CRAS II desenvolve trabalho de reciclagem com moradores
CRAS II desenvolve trabalho de reciclagem com moradores

 

              Em 2006 iniciou no Bairro São Vicente de Paulo a produção de papel reciclado com o objetivo de oportunizar a aprendizagem do processo e, ao mesmo tempo, conscientizar sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, além de estimular a geração de renda.

 

              Os primeiros a trabalharem faziam parte do programa de alfabetização coordenado pela Pastoral da Criança de Erechim. Com o tempo veio a oportunidade de captar recursos do projeto “Rede de Parceria Social” da Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Cáritas de Erechim.

 

             Hoje o projeto que leva o nome de Recriar, é realizado no CRAS II - Centro de Referência em Assistência Social do Parque Lívia, numa parceria entre a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Cidadania, com a Cáritas Diocesana do município.

 

             Oito pessoas que moram na área de abrangência do CRAS II realizam as atividades duas tardes por semana, onde conseguem produzir até 100 folhas de papel reciclado por turno. Entre eles está Antônio Machado que já trabalha há cinco anos no projeto. Ele diz que gosta de reciclar e que espera todo dia ansioso pelas tardes de trabalho com o papel. Miram Soares também trabalha há cinco anos no projeto Recriar: “Eu trabalho aqui, mas não consigo sustentar minha familia só com o que recebemos hoje porque temos poucos pedidos. Meu objetivo é transformar esse trabalho em uma única fonte de renda”, disse.

 

             Rosimari Pedroso de Moraes, integrante do projeto há três anos conta que faz este trabalho por lazer, que lhe faz bem, assim como faz bem para o meio ambiente. Já a mais nova integrante do projeto é Arlete Strai. Ela relata que gosta de trabalhos manuais e que passava todo dia pela frente do CRAS e via o grupo trabalhando, um dia resolveu entrar e conversar e assim ingressou para o grupo de trabalhadores.

 

             O trabalho é todo manual. Eles utilizam vários tipos de papel e transformam em folhas que podem ser utilizadas para diversos fins, como cartões, convites, calendários, agendas, folders, sacolas, caixas, material para escritório, entre outros.

 

              O grupo acredita que com a reciclagem economiza-se energia, recursos naturais e traz de volta ao ciclo de produção o que jogamos fora. Eles consideram o processo de extrema importância, pois quando as pessoas reciclam o papel ou compram papel reciclado estão contribuindo com a vida, sem esquecer que a reciclagem gera renda para muitas pessoas que atuam como catadores ou recicladores.

 

             Quem desejar saber mais sobre o projeto ou adquirir o material pode entrar em contato pelo telefone 3522-0298.