https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5088/projeto-informtica-ao-retoma-suas-atividades
30/03/2011
Projeto Informática Ação retoma suas atividades
Projeto Informática Ação retoma suas atividades
Com início das aulas deverão ser atendidos cerca de 120 alunos nesta etapa
O computador e a internet se tornaram base da comunicação nos dias atuais. Mas, para muitos, termos como email, site e web ainda são distantes, sem um significado claro. Com o intuito de promover a inclusão digital a Prefeitura de Erechim através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, por meio da Biblioteca Municipal Gladstone Osório Mársico mantém o Projeto Informática Ação. O projeto consiste em um curso de informática básica para orientar usuários que não possuem qualquer conhecimento em computação, e consiste em 20 horas/aula.
Na última semana o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Artidor de Andrade esteve visitando as aulas ministradas no espaço da Sala de Inclusão Digital da Biblioteca, a turma é formada por mulheres acima dos 50 anos de idade, onde o secretário cumprimentou as alunas e lembrou da importância da informática nos dias atuais, motivo pelo qual a secretaria, através da Biblioteca Municipal, promoveu este projeto. Ressaltando que esta turma foi formada em comemoração ao dia 08 de março, juntamente com a Coordenadoria da Mulher, para homenageá-las e qualificá-las para o mercado de trabalho.
Quando o projeto foi iniciado, o curso era voltado para pacientes do CAPS AD, obtendo bons resultados e devido a grande procura da população, em sua nova gestão as aulas são voltadas à comunidade em geral, acima de 10 anos, sem limite máximo de idade.
Os conteúdos ministrados abordam: história da informática, gerações da informática, introdução à informática, equipamentos, Linux, pacote BrOffice, Mozilla Firefox, e-mail, e estão a cargo das instrutoras Lisiane Zamboni e Cristiane Fernandes dos Santos.
Para auxiliar no trabalho, a Biblioteca também deixa a Sala de Inclusão Digital à disposição dos alunos em horários extra-classe, para que possam praticar o que aprenderam e discutiram em aula e também tirarem dúvidas com as monitoras. Para tanto, precisam apenas agendar a utilização do local.