Prefeitura Municipal de Erechim - Governo Polis entrega prédio infantil da Escola Othelo Rosa

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5102/governo-polis-entrega-prdio-infantil-da-escola-othelo-rosa

04/04/2011

Governo Polis entrega prédio infantil da Escola Othelo Rosa

Governo Polis entrega prédio infantil da Escola Othelo Rosa

 

Após reformas, a Othelinho está pronta para atender 200 crianças da creche a pré-escola. Prefeito destaca esforço de várias pessoas para concretização deste sonho

 

                Centenas de pessoas participaram no último sábado, dia 2 de abril, da inauguração do prédio infantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa no bairro Presidente Vargas. Apresentações artísticas dos estudantes emocionaram o público que lotou o ginásio da escola e depois pode conferir as dependências da mesma, detalhadamente decoradas pelos professores. Com a entrega do educandário, o município de Erechim oferece mais 200 vagas para a educação infantil.

 

                A diretora da escola Silvana Pértile, observou que para a escola ficar pronta, muitos se envolveram neste processo e por isso agradeceu a todos eles. Disse que a Othelinho atende hoje 89 crianças na creche e 89 na pré-escola, e que a educação infantil está evoluindo e que isso se deve a equipe escolar que se dedica para que o ensino aprendizagem se desenvolva e se qualifique a cada dia. Desejou que o poder público continue a pensar a educação como solução para os problemas sociais.

 

              Segundo o secretário municipal de Educação, Anacleto Zanella, o governo municipal investiu R$ 1.500.000,00 nesta escola, onde 1/3 foi investido na administração anterior e outros 2/3 agora quando foi realizada uma necessária reforma estrutural, a troca de piso e a construção dos muros. Com isso, desde o dia 21 de fevereiro, 180 crianças estão sendo atendidas e a comunidade escolar está de parabéns. Para ele, a melhor obra não é a física mas sim a constatação dos ensinamentos que são repassados na escola, como a que foi vista nas apresentações.

 

                Anacleto reforçou que além da inauguração da Othelinho, com 200 vagas para a educação infantil, outras duas escolas estão sendo construídas, uma no Bairro Linho e outra nas proximidades do hospital Santa Terezinha (Ruther Von Muhlen) também para suprir a carência de vagas. E na semana passada, Erechim foi contemplado pelo governo federal, com mais uma escola também para a educação infantil que será construída no Bairro Paiol Grande.

 

              O prefeito Paulo Polis afirmou que Erechim está sendo construído sob vários pilares e que a educação é um deles. Disse que quando vê uma obra como a do Othelo Rosa, acompanhada passo a passo por sua equipe de governo durante dois anos, e agora entregue com tanta alegria pela comunidade escolar, tem a convicção de que todos os esforços por ela valeram a pena. “Vocês podem estar certos de que o nosso trabalho diário é para oferecer obras e serviços cada vez melhores pensando nas pessoas que vão desfrutar deles”, afirmou.

 

               A inauguração do prédio infantil da Escola Othelo Rosa marcou a abertura da programação de aniversário dos 93 anos de Erechim. As apresentações artísticas ficaram por conta dos estudantes da educação infantil e da banda da escola.

 

              Também participaram da inauguração, a vice-prefeita, Ana Oliveira, a coordenadora da 15 CRE, Graciela Gritti Pauli, o vereador Jaime Basso, José da Cruz e Sérgio Alves Bento, o presidente do Círculo de Pais e Mestres da escola, Pedro Alves, a presidente do Conselho Escolar, Elisabete Andrich Chioquetta, o diretor da URI-Campus de Erechim, Paulo José Sponchiado, o diretor do Senai, Delnei da Cunha Fialho, a presidente da Associação de Moradores do Bairro Presidente Vargas, Maria Barbosa, além de secretários do governo municipal.

 

Saiba mais sobre a escola

 

               A Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa, está localizada no bairro Presidente Vargas. Tem por objetivo proporcionar ao estudante, através de uma linha de ação comum e integrada, o desenvolvimento das suas potencialidades como indivíduo crítico e criativo, capaz de agir e interagir na sociedade, considerando a sua identidade cultural.

 

              Inaugurada em 1959 pelo Prefeito Carlos Irineu Pieta contava com 03 professores e 79 estudantes sob a direção da professora Nina Kavrocov.

 

              Hoje a escola atende 653 estudantes, 178 da Educação Infantil, 269 dos anos iniciais, 206 dos anos finais, sob a direção da professora Silvana Pertile. Tem 55 professores e 22 funcionários. Para incentivo e estímulo tanto pessoal como profissional os professores e funcionários participam de um projeto de Formação Continuada oferecida pela escola e Secretaria Municipal de Educação . Tem Círculo de Pais e Mestres e Conselho Escolar atuantes, Grêmio de Professores, Clube de Mães e Clube de Pais que proporcionam integração sócio afetiva e culturais visando o bem comum entre os segmentos da escola.

 

             Nestes 51 anos de atividades promove-se a busca por Ensinar, Aprender e Crescer através de uma educação eficiente na formação de cidadãos mais conscientes, contando com uma equipe de apoio ao processo ensino aprendizagem que trabalha desenvolvendo conjuntamente com as famílias o sucesso da educação, preservando a plenitude da vida com responsabilidade.

 

             A escola proporciona aos estudantes a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autorrealização nas atividades esportivas, culturais e de conhecimento, através do Proetinho na Educação Infantil com os projetos (teatro, cultura italiana e psicomotricidade). Nos anos iniciais no turno contrário se oferece o Projeto Segundo Tempo, AABB Comunidade e Reforço Escolar. Nos anos Finais no turno contrário se oferece o Programa Mais Educação, tendo como atividades: Acompanhamento Pedagógico (Ciências), Basquete de Rua, Handebol, Rádio Escolar, Fotografia, Banda, sendo oferecido como contrapartida do município (educação Física, Português e Matemática).Os estudantes com deficiência incluídos no ensino comum recebem Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos.