Prefeitura Municipal de Erechim - Grupo de Choro Brasil encanta público no Cultura de Erechim é 10

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5140/grupo-de-choro-brasil-encanta-pblico-no-cultura-de-erechim--10

11/04/2011

Grupo de Choro Brasil encanta público no Cultura de Erechim é 10

93 ANOS DE ERECHIM - Grupo de Choro Brasil encanta público no Cultura de Erechim é 10

 

               O público que esteve no Centro Cultural 25 de Julho na noite deste último domingo, dia 10, saiu de lá maravilhado. Os quatro meninos que integram o Grupo de Música Brasileira Choro Brasil mostraram que a pouca idade não é requisito para saber tocar uma boa música. E foi justamente isso que se pode ouvir. Clássicos do choro como Tico-tico no Fubá, Brasileirinho, Noites Cariocas, Delicado e muitos outros foram apresentados em um hora de um verdadeiro show que comemorou os 93 anos do município de Erechim.

 

               O Grupo de Choro Brasil nasceu no ano de 2010, a partir da necessidade e anseio por parte dos integrantes, de fazer choro e divulgar tal gênero de música brasileira para a cidade e região. É composto pelos músicos Alexandre Pompermeier, Joel Paulo Tomazelli, Rodrigo Marcelo Sabbi e Lucas Maleski. Na apresentação deste domingo contou com a participação de convidados como Gleison Juliano Wojciekoswki, Marcos Langner Cruz e Michael Hanauer.

 

               O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Artidor de Andrade, que ao final da apresentação entregou uma menção honrosa pela participação do grupo no projeto Cultura de Erechim é 10, destacou que os presentes puderam constatar que o Choro Brasil está credenciado para se apresentar em qualquer cidade do país e mesmo fora dele, elogiando o trabalho executado. Disse que o município é um incentivador da cultura local, e convidou o público para em todos os dias 10 de cada mês participar do projeto Cultura de Erechim é 10 desenvolvido pela prefeitura e oferecido gratuitamente para o público.

 

               O Choro é um gênero de música de origem urbana, cultivado desde as primeiras décadas do século passado em centros como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Porto Alegre. A instrumentação usual consiste em instrumentos de sopro como a flauta, o clarinete e o saxofone, associados a um naipe de cordas constituído por violões, cavaquinho e bandolim. Na maioria das vezes o choro caracteriza-se por sua execução instrumental diferenciando-se do samba ou pagode não somente por isso, mas por características da forma musical, instrumentação, ritmo e estilo.