https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5149/assembleia-do-op-mobiliza-comunidades-interioranas-na-linha-so-paulo
12/04/2011
Assembleia do OP mobiliza comunidades interioranas na Linha São Paulo
Assembleia do OP mobiliza comunidades interioranas na Linha São Paulo
O Orçamento Participativo realizou na tarde do último sábado, dia 9, no Salão Comunitário da Linha São Paulo, sua quarta assembleia do ciclo 2011/2012, reunindo núcleos da Região 14 - São Francisco, Povoado Coan, São Luiz, São Paulo, Cristo Rei e Santa Tereza. Cerca de 120 pessoas participaram do evento, sugerindo demandas e escolhendo as prioridades a serem realizadas pelo OP no ano de 2012.
O coordenador do OP, Jorge Psidonik, agradeceu a presença de todos os presentes enfatizando que a participação popular é fundamental para o avanço da democracia popular e para a efetivação do Orçamento Participativo como ferramenta de diálogo e aproximação entre povo e governo municipal. Para Jorge, as assembleias no interior vem demonstrando que as comunidades rurais também têm interesse e envolvimento com a política local ao debater e sugerir propostas de obras ou serviços que possam contribuir para o aumento da qualidade de vida das pessoas do campo. “Nossa equipe sente-se em casa, pois já é a terceira vez que estamos aqui conversando com vocês. Digam quais são as prioridades, que o nosso governo, se for possível, atenderá”.
O prefeito Paulo Polis sublinhou a importância do OP como ferramenta política, pois vem dando voz as comunidades urbanas e rurais de decidir acerca dos investimentos orçamentários do município. Lembrando, também, dos investimentos do governo municipal na qualidade de vida dos moradores da cidade, citando como exemplos a instalação do campus da UFFS, a alimentação escolar com produtos da agricultura familiar, o Albergue Municipal em Porto Alegre, as oportunidades de emprego geradas e o aporte na qualificação da mão-de-obra para preenchê-las.
A assembleia popular na Linha São Paulo contou com a presença do vereador Lucas Farina, do secretário da Fazenda, Valdemar Loch, dos secretários adjuntos de Segurança Pública e Proteção Social, Vilson Donis, e de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Hermes Kamanski.