Prefeitura Municipal de Erechim - Esquadrilha da Fumaça emociona milhares de pessoas em Erechim

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5198/esquadrilha-da-fumaa-emociona-milhares-de-pessoas-em-erechim

25/04/2011

Esquadrilha da Fumaça emociona milhares de pessoas em Erechim

Esquadrilha da Fumaça emociona milhares de pessoas em Erechim

 

Apresentação brindou município nos seus 93 anos de existência

 

                 Um verdadeiro show. Assim pode ser considerada a apresentação da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira realizada neste último domingo em Erechim. O evento marcou o aniversário de 93 anos do município e atraiu mais de 10 mil pessoas ao Aeroporto Comandante Kraemer e arredores na tarde ensolarada do domingo de Páscoa.

 

                O prefeito Paulo Polis deu as boas-vindas ao público presente dando início a apresentação. Uma a uma as sete aeronaves decolaram do aeroporto para começar o espetáculo. Um locutor da Força Aérea Brasileira orientava a multidão para qual direção olhar no momento de cada uma das manobras. Elas iniciaram com um chamamento a saúde da população, quando a Esquadrilha da Fumaça escreveu “Doe Sangue, Doe Vida” no céu de Erechim.

 

                Diversas foram as manobras executadas sobre o aeroporto em pouco mais de uma hora de apresentação. São sete posições de voo. Um dos mais emocionantes é o “Voo em dorso de formação”, exclusividade da Esquadrilha da Fumaça “difícil de aprender, difícil de fazer”, conforme os pilotos que realizam a manobra todos juntos e com a aeronave de cabeça para baixo.

 

              A cada uma delas e emoção do público era visível, seja através de aplausos ou através de suspiros, a vibração era contagiante. Toda essa empolgação mereceu um presente dos pilotos da Esquadrilha. Além de ouvir um deles, enquanto pilotava uma das aeronaves o agradecimento pela presença, o público ainda viu um coração ser desenhado no céu.

 

              Conforme o capitão Escobar, piloto da aeronave 6 da Esquadrilha da Fumaça, em quase 60 anos de existência, foram mais de 2.600 apresentações. A média mensal é de 15 a 20 apresentações e 100 a 120 todos os anos. “Não consideramos a apresentação da Esquadrilha da Fumaça um show de exibicionismo, mas sim a demonstração do que a Força Aérea Brasileira é capaz de fazer no céu”, avalia.

 

              Ainda segundo ele, que durante a segunda-feira (25) pela manhã realizou uma palestra para estudantes formandos do ensino médio, “para estimular e desenvolver a vocação e mentalidade aeronáutica”, mais do que emocionar o público, os pilotos tem uma importante missão: contribuir para a difusão da imagem da Força Aérea Brasileira junto aos públicos interno e externo. Por isso, aliado as apresentações da Esquadrilha da Fumaça, os pilotos levam informações sobre a história, estrutua e sobre como ingressar na Força Aérea Brasileira, através de folderes e de palestras.

 

                 Nesta segunda, estudantes do Barão do Rio Branco, José Bonifácio, São José, Haidée Tedesco Reali, Professor Mantovani e Érico Veríssimo tiveram esta oportunidade no Centro Cultural 25 de Julho. Eles assistiram um filme sobre a história da Esquadrilha da Fumaça, onde descobriram por exemplo, que o primeiro voo foi realizado em 14 de maio de 1952, que a inclusão da fumaça nas manobras foi um pedido do público para melhor visualizar o que os pilotos faziam no céu e que as cores azul e verde foram adotadas nas aeronaves T 27 utilizadas pela Esquadrilha desde 2001, também por uma sugestão do público.

 

                Na conversa com os alunos, que sanaram dúvidas com o piloto principalmente sobre a apresentação, Escobar disse que para ser um piloto da Esquadrilha da Fumaça o que mais importa é o perfil e a experiência do piloto. “Fazer parte da Esquadrilha requer confiança mútua, comprometimento, responsabilidade, disciplina, treinamento e segurança”, disse ao incentivar os jovens a ingressar na Força Aérea Brasileira.

 

              O Capitão Escobar e o Capitão Lins foram presenteados ao final da palestra pela secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Walmir Badalotti e pelo secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Artidor de Andrade, que agradeceram em nome do poder público, a presença da Esquadrilha da Fumaça que retornou a Erechim depois de 20 anos.

 

               Outras informações sobre a Esquadrilha da Fumaça podem ser conhecidas no site www.esquadrilhadafumaca.com.br.