https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5212/teleconferncias-qualificam-trabalho-dos-profissionais-de-sade-do-municpio
27/04/2011
Teleconferências qualificam trabalho dos profissionais de saúde do município
Teleconferências qualificam trabalho dos profissionais de saúde do município
Secretaria da Saúde oferece serviço todas as quintas-feiras a médicos, enfermeiros e técnicos das UBSs
Todas as quintas-feiras uma média de 30 profissionais da saúde pública municipal dedicam sua manhã para aprender sobre a saúde da mulher, mais especificamente temas ligados aos avanços recentes no controle do câncer de colo do útero e suas novas tecnologias. Esses profissionais participam do Programa Telemedicina.
Com início no segundo semestre de 2010 o Programa Telemedicina vem acontecendo semanalmente e é voltado para os médicos, enfermeiros e técnicos das Unidades Básicas de Saúde do município. O Programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o INCOLO – Instituto de prevenção do Colo do Útero, vinculado ao Hospital de Clínicas da capital gaúcha, e tem como coordenador o médico Paulo Naud, também coordenador do INCOLO .
As teleconferências acontecem no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e são ao vivo com palestras dos médicos que trabalham no INCOLO, sendo mediada pela enfermeira coordenadora do Programa Materno Infantil, Neusa Ferrari. Muitos assuntos relacionados ao tema centralizador são palestrados e debatidos. Os profissionais que tiverem dúvidas podem saná-las na mesma hora. Alguns dos assuntos abordados nas teleconferências foram o da prevenção do câncer de colo uterino, a citologia do colo do útero e a coleta adequada, inspeção visual com lugol e ácido acético como também sobre a vacina e a prevenção ao HPV.
A mediadora da Telemedicina, Neusa Ferrari argumenta sobre a importância de se manter atualizado na área da saúde da mulher. “Esse é um assunto muito importante na medicina e como é uma área que cresceu e se desenvolveu muito manter-se atualizado é fundamental para podermos realizar atendimentos e procedimentos adequados e atuais em nossas UBS”.
O Diretor de Ações e Serviços em Saúde, Joel Szuchman, destacou que para aderir ao programa era necessário disponibilizar computador com conexão a internet, caixa de som, microfone e câmera web. Desta forma, não houve custo financeiro, pois a Secretaria Municipal de Saúde já possuía esta infraestrutura.
O tema para a 18ª Capacitação através do Programa de Telemedicina - Prevenção do Câncer de Colo do Útero a ser realizada no dia 28 de abril, próxima quinta-feira no horário das 10h às 12h será: “Hormônios/ Câncer: Mito ou realidade?”, e terá como palestrante a Dra. Maria Celeste.