https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5215/propostas-de-alteraes-no-plano-diretor-so-apresentadas--comunidade
28/04/2011
Propostas de alterações no Plano Diretor são apresentadas à comunidade
Propostas de alterações no Plano Diretor são apresentadas à comunidade
O Governo de Erechim apresentou na noite desta quarta-feira, 27, em Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores, uma proposta para alteração de dois artigos do Plano Diretor do município, que normatiza a construção civil e determina o que pode ser feito em cada uma das áreas da cidade. As mudanças são previstas nos artigos 83 e 93, regularizando a criação de um Corredor de Desenvolvimento (83) e reformulando a redação do Plano para uma compreensão mais clara (93).
A audiência foi conduzida pelo secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Edgar Paulo Marmentini, e pelo secretário municipal de Obras Públicas e Habitação, Enio Faitão. Além do presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Demoliner, compuseram a mesa também o secretário de Administração, Gerson Berti; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Walmir Badalotti; o procurador jurídico do município, Joarez Sandri; e o presidente do Conselho das Cidades, Ivan Luis Santin.
A primeira apresentação, sobre a alteração no artigo 83, foi realizada pelo arquiteto urbanista da Prefeitura, Redenzio Zordan. Versa sobre a regularização dos Corredores de Desenvolvimento no município, visando à instalação de um destes corredores no trecho que inicia ao final do perímetro urbano de Erechim e segue a RS 135 até o trevo de acesso ao Distrito de Capoerê.
Zordan explica que Corredores de Desenvolvimento são áreas consideradas de expansão urbana que objetivam oportunizar um crescimento industrial, comercial, atacadista e de serviços, tornando assim aquele local apropriado legalmente para abrigar grandes empresas e indústrias.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Walmir Badalotti, ressalta que esta é uma alteração de importância em virtude do crescimento de Erechim. “A indústria representa hoje 45% da economia local. Nosso distrito industrial, atualmente com 56 empresas instaladas, está superlotado, e por isso precisamos encontrar novas áreas para expansão. Além do projeto de criação de mais dois distritos industriais, na RSC 480 e na BR 153, o governo desenvolve agora o projeto de criação dos Corredores de Desenvolvimento”, diz Badalotti.
O segundo assunto da noite, sobre o artigo 93, foi explanado pelo secretário adjunto de Obras Públicas e Habitação, Diego Cantelle, e propõe uma nova redação deste artigo, que trata da determinação dos 23 eixos de Comércio e Serviços do município. Segundo Cantelle, a redação trouxe diversas dúvidas de aplicação nestes dois anos e meio de gestão, e a nova redação foi pensada para tornar mais clara a interpretação das possibilidades de construção nas extremidades destes 23 eixos.
O secretário de Coordenação e Planejamento, Edgar Paulo Marmentini, reforça que a audiência pública foi marcada pelo governo de Erechim para apresentar à comunidade estas alterações significativas para o desenvolvimento do município, e discutir a necessidade delas e a sua importância para o crescimento de Erechim. O projeto com as alterações dos artigos 83 e 39 do Plano Diretor do município será enviado à Câmara de Vereadores de Erechim para apreciação e posterior aprovação dos membros do Legislativo.