https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5231/governo-de-erechim-entrega-primeiro-loteamento-do-programa-minha-casa-minha-vida
02/05/2011
Governo de Erechim entrega primeiro loteamento do Programa Minha Casa Minha Vida
Governo de Erechim entrega primeiro loteamento do Programa Minha Casa Minha Vida
As 92 famílias que vão habitar o Loteamento Carlotto no Bairro Agrícola começam a fazer a mudança nesta segunda-feira
A Prefeitura de Erechim, juntamente com a Caixa e a Carlotto Empreendimentos realizaram a entrega do primeiro loteamento do Programa Minha Casa Minha Vida neste domingo pela manhã. Foi o momento das 92 famílias que se inscreveram, foram sorteadas e escolheram a localização de sua moradia dentro do loteamento, de receberem as chaves de sua casa.
Cintia Alexandra Teixeira não se conteve e em lágrimas agradeceu a oportunidade dada a ela de conseguir adquirir a casa própria. “Tenho certeza de que todos os moradores tem este sentimento de agradecimento à vocês”, disse ao se referir aos envolvidos na construção no momento de receber as chaves da casa própria. "Agora vou pagar por um lugar que é meu", concluiu.
O engenheiro da Carlotto Empreendimentos, Cesar Augusto Carlotto e o secretário municipal de Obras Públicas e Habitação, Enio Faitão destacaram que a boa convivência entre os moradores deverá ser fundamental no condomínio a partir de agora. Também pediram cuidado com ele. “Valorizem a casa de vocês, embelezem, e deem a manutenção necessária porque ela é de vocês”, destacaram.
O superintendente regional da Caixa, Rubem Valter Grams falou do dia especial da entrega das moradias - 1º de maio, Dia do Trabalhador. Disse que o bom momento que Erechim e todo o país vive hoje é reflexo também do Programa Minha Casa Minha Vida, incentivador da empregabilidade atual. Destacou que até o final do ano passado, 1 milhão de casas foram contratadas pelo programa inovador do Governo Federal, atento ao problema habitacional que muitos outros deixaram de lado durante décadas. Falou ainda que o Loteamento Cartlotto de Erechim é o segundo empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida entregue no norte gaúcho, graças a eficiência da Caixa, Carlotto Empreendimentos e da Prefeitura de Erechim.
O prefeito Paulo Polis disse que a entrega das casas é um momento bastante emocionante tanto para as famílias que estão recebendo a sua casa como para o governo municipal que as entrega. Disse que o governo federal é fundamental para que habitação “para quem mais precisa” aconteça e que o município entendeu que esta é uma necessidade que não pode mais esperar. “Vocês vão receber hoje casas decentes para dar dignidade a suas famílias. Tenham certeza de que elas foram construídas com a determinação de muita gente”, disse ao apresentar aos moradores a equipe do departamento de Habitação da prefeitura, os vereadores presentes, os representantes da Caixa, da Carlotto Empreendimentos e do Movimento Popular Urbano. “Cada vez mais vamos trabalhar para melhorar a vida do nosso povo”, sublinhou o prefeito.
As famílias que habitarão o loteamento Carlotto receberão trabalho social da URI-Campus de Erechim. A psicóloga Jaqueline Enricone falou sobre o trabalho que será realizado com as famílias. “O objetivo é contribuir com os beneficiários do programa para a melhor estruturação e organização do condomínio e promover a boa convivência social”, disse ela.
Também acompanharam a entrega das 92 casas, a vice-prefeita, Ana Oliveira, os vereadores Jaime Basso, Sergio Alves Bento e José da Cruz, a gerente geral da Caixa Agência Alto Uruguai, Clarice Locatelli Cezar, o gerente geral da Caixa Agência Erechim, Júlio Cezar Balvedi, o gerente regional da Caixa da Construção Civil da Superintendência Norte Gaúcho, Airton Eccher, o diretor do Departamento de Habitação da prefeitura, Joselito Onhate, do coordenador do Curso de Administração da URI, Cassiano Comerlatto, e dos secretários municipais Gerson Berti (Administração), Anacleto Zanella (Educação) e Valdemar Loch (Fazenda).
Loteamento Carlotto
Em 2009 a Prefeitura de Erechim realizou o cadastro de famílias com renda entre um e três salários mínimos dentro do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. 4.500 se inscreveram. No final de 2009, a prefeitura realizou na praça Jaime Lago o sorteio de 194 moradias para estas famílias. As sorteadas vão habitar as casas de dois loteamentos. Um no Bairro Paiol Grande com 102 casas e outro no Bairro Agrícola com 92 (entregue no dia 1º de maio).
O loteamento tem 21 mil m2, 92 casas idênticas de 38 metros quadrados cada, sendo duas adaptadas para portadores de necessidades especiais, oito quiosques com churrasqueiras, cercamento, espaço para guarita e garagem inclusive para visitantes, bem como área verde e espaço para recreação. A prefeitura participou do programa habitacional com a agilização nos processos, infraestrutura do loteamento, inscrição e sorteio dos mutuários.