Prefeitura Municipal de Erechim - Municípios assinam convênio de adesão e cooperação técnica com o CEREST-AU

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5256/municpios-assinam-convnio-de-adeso-e-cooperao-tcnica-com-o-cerest-au

05/05/2011

Municípios assinam convênio de adesão e cooperação técnica com o CEREST-AU

Municípios assinam convênio de adesão e cooperação técnica com o CEREST-AU

 

               A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador - Alto Uruguai realizaram na manhã desta quinta-feira, dia 5 a assinatura do termo de convênio de adesão e cooperação técnica entre CEREST Alto Uruguai e os municípios de Benjamin Constant do Sul, Centenário, Erechim, Erval Grande, Gaurama, Getúlio Vargas, Marcelino Ramos e Ponte Preta.

 

               Este convênio tem por objeto o estabelecimento de ações conjuntas entre os partícipes, visando o desenvolvimento de ações em saúde do trabalhador na Região Alto Uruguai. Ao município sede, Erechim cabe as obrigações de atender o Plano Estadual de Saúde do Trabalhador; realizar a gestão do CEREST – AU; atender ao Plano Regional de Saúde do Trabalhador; e atender ao disposto na portaria 70/2003, da Secretaria Estadual de Saúde.

 

             Aos municípios que assinam o termo de convênio cabe designar um profissional para implementar e coordenar as ações de saúde do trabalhador do município; garantir cumprimento do Sistema de Informações em Saúde do Trabalhador; constituir uma comissão internacional em saúde do trabalhador junto ao seu conselho de saúde local; garantir a realização dos procedimentos previstos no Plano de Regionalização; garantir participação dos profissionais da vigilância em saúde do município; entre outras atividades.

 

              Participaram do ato o prefeito Paulo Polis, a vice Ana Oliveira, o coordenador adjunto da 11ª CRS, João Darci Rezende, o secretário de Saúde de Erechim, Plínio Costa Jr, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jackson Arpini, e os prefeitos Valdecir Dysarz (Benjamin Constant do Sul), Luiz Pollom (Centenário), Amélio Kwiecinski (Erval Grande), Elisete Pasquali Rosset, secretária interina de saúde de Gaurama, Pedro Prezotto (Getúlio Vargas) e Jandir Cassol, secretário de Saúde de Marcelino Ramos. 

             O prefeito Paulo Polis relembrou a história de 10 anos de lutas para a consolidação do CEREST, e que neste período o trabalho dos sindicatos e do Conselho Municipal de Saúde foi fundamental. “Foi uma decisão política de abrir as portas. Um trabalho complexo para colocar uma história idealizada por muitos em prática”, destacou. Polis disse que o papel do CEREST é trabalhar a prevenção junto aos trabalhadores da região. “Queremos resultados efetivos pois ele precisa ser útil para toda a comunidade”, afirmou.

 

             Polis ainda fez um agradecimento especial ao presidente do CMS, Jackson Arpini, que esteve a frente do CEREST para colocá-lo em funcionamento. “O teu empenho tem o reconhecimento do nosso município”, afirmou.