https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5290/lderes-de-comunidades-expressam-importncia-do-oramento-participativo
13/05/2011
Líderes de comunidades expressam importância do Orçamento Participativo
Líderes de comunidades expressam importância do Orçamento Participativo
Processo de participação popular foi destacado na assembleia realizada nesta quinta-feira no Bairro Agrícola II
O Orçamento Participativo realizou na noite desta quinta-feira, dia 12, mais um assembleia para definição de demandas dentro do Ciclo 2011-2012. Dessa vez, os moradores dos núcleos Agrícola I e II, Paraíso e Loteamento Cotrel se reuniram no salão da Associação Bairro Agrícola II onde receberam a equipe do governo municipal.
A importância do Orçamento Participativo para as comunidades foi destacada pelos seus próprios representantes. A presidente da associação de moradores do Loteamento Cotrel, Simone Rosset agradeceu a presença dos seus vizinhos que estavam participando da assembleia por estarem acreditando no Orçamento Participativo. O delegado e conselheiro do OP no Bairro Agrícola, Florêncio Gevinski foi enfático na sua declaração: “Para quem não acreditava no Orçamento Participativo, agora pode ver que as obras estão prontas. Se antes vivíamos mendigando para por uma patrola para arrumar a nossa rua, agora temos o calçamento já sendo finalizado”.
Os vereadores Sérgio Alves Bento e Jaime José Basso também elogiaram o processo que ouve as pessoas para depois executar seus pedidos. “Hoje se faz obras no centro, nos bairros e no interior da cidade”, comentou Serginho. “Este projeto do governo municipal é sucesso porque conta com as pessoas das comunidades para construir a cidade”, afirmou Basso.
O secretário da Fazenda, Valdemar Loch, representou o prefeito Paulo Polis na assembleia quando disse que “é prazeroso ver o trabalho do OP porque os recursos que chegarão nas comunidades serão bem empregados”. Destacou a dedicação do prefeito Polis em investir em obras que atendam a necessidade das pessoas. “Temos dinheiro e vontade. Só precisamos de vocês das comunidades para nos dizer onde e o que fazer”, sublinhou.
O coordenador do OP, Jorge Psidonik, que coordenou a assembleia, relatou as obras que o Orçamento Participativo está realizando em vários bairros da cidade citando exemplos como a construção da praça de lazer no Bairro Cotrel, a pavimentação asfáltica na rua Eduardo Estefano Zaar e Normélio Reginatto no Agrícola I e II, o esgoto pluvial na Rua Luiz Francisco Baratieri em parceria com os moradores.
Confira as demandas e os delegados eleitos:
Bairro Agrícola II
Reformas no Salão Comunitário
Continuidade do calçamento na Rua Normélio Reginatto
Delegados:
Adilson Morais
Fernando Luís Rid
Lary Gasperin
Bairro Agrícola
Continuação do calçamento na Rua João Batiston
Auxílio para construção da Capela São Mateus
Delegados:
Artêmio Francisco Calgarotto
Deivison Pereto
Suzandro Rover
Loteamento Paraíso
Conclusão da Praça
Melhorias na entrada do bairro
Delegados:
Aldanor José Santin
Arno Batzer
João Antônio de Souza Alves
Loteamento Cotrel
Ampliação da rede de tubulação no bairro
Calçamento ou pavimentação da Rua Juvenal Ronsoni
Delegados:
Darci Spada
Luciana Tomazeli
Margarete Terezinha Leite da Silva