https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5326/show-da-democracia-popular-em-capoer
23/05/2011
Show da democracia popular em Capoerê
Show da democracia popular em Capoerê
Centenas de pessoas compareceram ao Distrito de Capoerê para reivindicar prioridades do Orçamento Participativo
O salão comunitário do Distrito de Capoerê recebeu excelente público na tarde do último sábado (21). Mais de cem pessoas puderam eleger suas prioridades, fortalecendo ainda mais, a ferramenta democrática que é o Orçamento Participativo.
Representantes de outras localidades também estiveram presentes na assembleia. Os moradores das comunidades de Taboão, Bairro Peccin, Campininha, Linha 7 Capoerê e Linha 2 Secção Cravo, elegeram seus delegados e demandas de forma direta, debatendo entre si a melhor forma de implementação.
Várias autoridades fizeram-se presentes, além do prefeito Paulo Polis, a vice-prefeita Ana Oliveira, os secretários Valdemar Loch, Artidor de Andrade, Hermes Kamanski; vereadores Lucas Farina, Jaime Basso, Ernani Mello e José da Cruz.
A fala do coordenador do Orçamento Participativo, Jorge Psidonik englobou a importância da discussão entre a comunidade e o governo, “é nesse diálogo que construímos ações importantes da democracia e do trabalho em equipe”, disse.
Já a vice-prefeita saudou as centenas de pessoas da assembleia lembrando de algumas obras já realizadas pelo OP inclusive na localidade de Capoerê, como a construção em andamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) e o centro administrativo. “Essa é uma conquista histórica, durante anos essa era uma reivindicação da comunidade e agora com o empenho entre governo e comunidade, através do Orçamento Participativo, finalmente a promessa saiu do papel e já é uma linda realidade”, destacou a vice-prefeita.
O prefeito Polis por sua vez, emocionou-se em lembrar as conquistas que o município vem tendo na área do diálogo e construção de uma cidade melhor a cada dia. “O que mais vale a pena para a administração municipal é essa força representativa que encontramos em cada encontro do OP, vocês são o combustível desse governo que pensa na família e trabalha em parceria sempre visando uma cidade melhor para as gerações futuras, vocês são os pilares dessa administração”, enalteceu Polis.
As demandas do Bairro Peccin foram os auxílios para a reforma do clube e para as compras de equipamentos para a cozinha do clube, os delegados foram Valmor Prestes, Gilberto Ronsoni e Luiz Pierog. Na Linha 7 Capoerê as demandas ficaram por conta de auxílios para aquisição de uma câmara fria e conclusão do salão da comunidade, e o delegado eleito foi Alberto Adolfo Kozak.
Já na Linha 2 Secção Cravo os delegados foram Ervino Pietski e Jandir Pietski e a demanda foi de auxílio para ampliação do salão comunitário. Em Capoerê as demandas foram em torno do calçamento nas ruas e auxílio para a continuidade do salão comunitário e teve como delegados Alessandra Onofre, Juliano Turski, Sueli Pelicioli, Rosane Wodzicki, Elisa Dassi e Arquimedes Casagrande. A comunidade de Campininha elencou como prioridade a continuação e conclusão do encanamento do poço artesiano e distribuição da água e o auxílio para reforma do salão comunitário, e seus delegados são Adelino de Almeida Lara e Helio Turski. Já em Taboão a comunidade optou pela aquisição de terreno para futura construção de um campo de futebol, e auxílio para reforma do salão comunitário e o delegado escolhido foi Elvio Sielski.