Prefeitura Municipal de Erechim - Governo Polis investe na preparação de alunos para o ENEM

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5358/governo-polis-investe-na-preparao-de-alunos-para-o-enem

31/05/2011

Governo Polis investe na preparação de alunos para o ENEM

Governo Polis investe na preparação de alunos para o ENEM

                   Projeto será coordenado pelo Gabinete da Primeira Dama junto à Secretaria de Educação e disponibilizará curso preparatório destinado a 400 estudantes aptos a participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), edição 2011

 

                   Não bastasse facilitar o ingresso do jovem de Erechim e região no Ensino Público gratuito e de qualidade, através do trabalho de parceria na consolidação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS) ou do Instituto Federal do RS (IFRS), o Governo Municipal inova mais uma vez e, de forma pioneira no Norte do Estado, oferecerá a 400 estudantes do município de Erechim que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio a oportunidade de capacitação para disputa do concorrido Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

 

                   A lei, votada pelo Poder Executivo na noite desta segunda-feira, dia 30, prevê a criação de Cursos Preparatórios e autoriza a abertura de turmas nos horários da tarde e noite, num total de 240 horas/aula, disponibilizando, além do material didático, professores e monitores.

 

                   Segundo o prefeito Paulo Polis, que se somará ao projeto coordenado pela Secretaria da Educação e pelo Gabinete da Primeira-Dama, o curso preparatório para o ENEM irá procurar atender as necessidades e anseios dos jovens e adultos matriculados para a prova – que encerra seu prazo de inscrição no próximo dia 10 de junho e deve ser feita pelo endereço eletrônico www.enem.inep.gov.br.

 

                   O prefeito visitou a Escola Estadual Normal José Bonifácio e falou para duas turmas de 3º ano do Ensino Médio. Na ocasião, Polis disse estar satisfeito em proporcionar aos jovens e aqueles que já concluíram o ensino médio há mais tempo este curso gratuito. “Somos uma cidade que tem um grande capital humano e vamos investir cada vez mais em vocês”, disse.

 

                  “O curso é pensado como um modelo pedagógico próprio, com o objetivo de criar situações de ensino-aprendizagem adequadas às necessidades educacionais dos estudantes envolvidos na prova fazendo-os disputar a tão sonhada vaga na Universidade em igualdade de condições com os demais candidatos. Desta maneira, nosso governo renova o compromisso com a qualificação dos estudantes, propiciando a atualização de conhecimentos úteis para o ingresso no Ensino Superior, incluindo pessoas e oportunizando um futuro melhor a todos”, destaca Polis.

 

                  A aluna Marina Iarocz, do 3º ano do Ensino Médio da Escola JB, avalia que “o retorno que a cidade terá com os jovens permanecendo aqui será um grande avanço”. Já a sua colega, Suelen Trindade salientou que “a oportunidade que o governo está dando é sensacional porque isso faz com que tenhamos as mesmas chances, o mesmo preparo daqueles que tem condições de pagar por um cursinho”, comentou a eufórica estudante. Para os alunos Dênis Bresolin e Felipe do Carmo, “o horário é abrangente a todos que querem se preparar devidamente para o Enem”, disseram fazendo menção ao turno inverso do de aula que os alunos têm.

 

O que é o ENEM

 

                  Criado em 1998, o Exame tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Segundo Nota Técnica, disponibilizada pelo Ministério da Educação referente a 2009, o ENEM é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer à uma bolsa no Programa Universidade para Todos (PROUNI). Além disso, cerca de 500 Universidades em todo o País, já utilizam o resultado do Exame como critério de seleção para o ingresso no Ensino Superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

 

                  No município de Erechim há 10 escolas estaduais de ensino médio, sendo que existem 737 alunos destes educandários cursando o terceiro ano, estando, portanto, aptos a participar do ENEM. Há, ainda, cinco escolas privadas de ensino médio na cidade. Contudo, o público-alvo do projeto são os estudantes de baixa renda e que não têm condições para pagar um curso preparatório particular. Serão parceiros neste processo de inclusão social, ainda, a Coordenadoria Regional de Educação, a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e o Instituto Federal do RS (IFRS).

 

Experiência da UFSC serve de modelo

 

                 O Governo Municipal tomou conhecimento de experiências semelhantes que vêm ganhando proporção significativa no País. Uma das mais destacadas é da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que desde 2008, em parceria com o Governo Estadual, implantou o Projeto ‘Pré-Vestibular’ em 16 cidades do vizinho Estado. No ano passado, o pré-vestibular da UFSC atingiu um percentual de 64% de aprovação em vestibulares das Universidades Públicas do Sul do Brasil. Em 2011, o curso já contempla 29 municípios catarinenses, oferecendo 5.000 vagas.