https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5369/governo-municipal-avalia-o-sucesso-das-feiras-da-agricultura-familiar
03/06/2011
Governo municipal avalia o sucesso das feiras da agricultura familiar
Governo municipal avalia o sucesso das feiras da agricultura familiar
Prefeito visitou as feiras, falou com populares e feirantes e constatou o sucesso dessa oportunização de mão dupla entre os agricultores familiares e moradores dos bairros. Qualidade de vida e acolhimento, fazem do governo uma referência em oportunizar projetos que melhorem a vida das pessoas
O prefeito Polis conferiu de perto as feiras da Agricultura Familiar no último fim de semana. Ele pôde observar o trabalho que teve início há pouco mais de um ano, e que hoje envolve mais de 40 feirantes, que são beneficiados diretamente e que beneficiam a comunidade. Segundo levantamentos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar cada feira arrecada cerca de R$ 8 mil reais toda a semana.
As feiras da Agricultura Familiar estão localizadas em três bairros até agora. A primeira Feira foi implantada no Bairro Atlântico no fim de 2009. O pessoal do bairro passou a ter como hábito visitar a feira todo sábado de manhã, promovendo uma troca muito além do comércio de alimentos, o diálogo entre moradores e feirantes é de longe um dos pontos altos das feiras.
Esse é o caso de dona Vânia Leites, moradora do bairro Presidente Vargas e que rotineiramente visita a feira do bairro Três Vendas para encontrar amigos, escolher alimentos frescos e de boa qualidade mais perto de casa. “A qualidade é muito boa e é perto de onde eu moro, isso é muito bom, saber que todo sábado temos a chance de escolher alimentos de qualidade, pertinho de casa”, disse a moradora e cliente da Feira, Vânia Leites.
Depois de comprar alimentos e conversar com moradores e feirantes, Polis foi até a Feira do Bairro Progresso que teve sua abertura no início do ano. Lá encontrou com o morador Sérgio da Costa, que logo confessou “é muito bom isso que fizeram pra gente, hoje não precisamos ir até o centro para procurarmos alimentos frescos, temos aqui no nosso bairro alimentos tão bons quanto as feiras do centro, isso é bom demais, mas temos que acordar cedo, porque senão não encontramos quase nada, o pessoal vem em peso aqui”, sorriu.
Polis falou com feirantes e salientou sua alegria em presenciar o envolvimento da comunidade com a Feira, “fazemos nossas políticas para que todos tenham uma vida melhor, tanto os feirantes como os consumidores acabam consumindo e comercializando qualidade, isso é respeito e oportunidade àqueles que acreditam em Erechim”, salientou o prefeito.
Em meio a compras e abraços, Polis ouviu do feirante Alcir Tonel, que “as vendas estão muito boas e a venda à merenda escolar nos ajuda muito, temos é que agradecer sempre por esse trabalho fantástico que o governo faz por nós”, disse o feirante.
Seu Alcir Tonel se referiu ao investimento que o governo Polis realiza em referência aos 100% dos recursos do PENAI - órgão ligado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – na alimentação escolar. Mais de 6 mil estudantes da rede municipal são beneficiados com uma alimentação saudável que chega direto de agricultores familiares, gerando mais renda para famílias e agroindústrias do interior de Erechim.
Depois de encher a sacola com verduras, o prefeito Polis foi até a Feira do bairro Atlântico onde pôde conferir a comunidade do bairro aproveitando mais uma manhã de sol e compras. Depois da conclusão do ginásio do bairro, através do Orçamento Participativo, a imagem rotineira de um sábado pela manhã é resumida em uma palavra: integração. A feira localiza-se na parte inferior do novo ginásio e conta com grande movimentação todos os sábados. A moradora Jussara Stembkowski, comentou sobre o fato, “melhorou muito depois que ficou pronto o ginásio, agora dá gosto de ver todo mundo se reunindo aqui”, explicou.
“São ações como essa que fazem com que esse governo seja reconhecido, gerar oportunidades às pessoas é nosso grande objetivo, e o papel que essas feiras desempenham corroboram com essa ideia”, finalizou o prefeito Polis.
Até o fim do ano mais duas feiras deverão ser implementadas. Uma no bairro São Vicente de Paulo e outra junto ao Parque Longines Malinoski, essa última ecológica.