Prefeitura Municipal de Erechim - Mais uma conquista histórica para Erechim
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5370/mais-uma-conquista-histrica-para-erechim

03/06/2011

Mais uma conquista histórica para Erechim

Mais uma conquista histórica para Erechim

 

Governo Polis consegue agilizar junto ao Executivo Estadual a transferência de áreas históricas importantes para o desenvolvimento de Erechim


 

     O prefeito Paulo Polis esteve reunido em Carazinho com a secretária da Administração e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, Stela Farias. Foram doados 17 imóveis do Estado para 10 prefeituras do interior.

 

     O município de Erechim recebeu cinco imóveis, dentre eles o Parque Longines Malinowski, no centro da cidade, e a área onde será construído o Centro de Eventos, entre o Parque da Accie e o Colégio Agrícola. As doações fazem parte do Programa de Gerenciamento Patrimonial da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, que entre outros objetivos, pretende destinar imóveis para as finalidades públicas através de alienação, permuta, ou doação para outros entes públicos. As doações para Erechim atenderam pedido da Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Coordenação e Planejamento.

 

     Segundo o prefeito Polis, “agora finalmente poderemos regularizar as áreas, elaborar projetos investindo recursos municipais para empregar ao povo de Erechim melhorias ainda maiores, isso é comprometimento com um dos nossos maiores símbolos turísticos, isso é respeito a nossa história”, destacou.

 

     Outros repasses de terrenos também marcaram o ato, como o Imóvel com área de 420m², que permite a reversão deste ao patrimônio do município, objetivando dar continuidade ao funcionamento de uma unidade básica de saúde instalada no local. Com a posse e o domínio do bem, o município poderá receber recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde para investir nas obras de reforma das instalações; imóvel com uma área de 195.250m² para a construção de um Centro Municipal de Eventos; imóvel constituído de uma fração de terras com 26.354,15m², a fim de prosseguir com o funcionamento de serviços públicos que necessitavam da regularização da área para a sua continuidade, como um ginásio esportivo, uma unidade básica de saúde, uma escola municipal de educação infantil e o repasse de um imóvel que será utilizado na implantação do Horto Florestal e de Unidade de Referência Animal. O Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) verificou a existência no local de áreas de banhado, floresta nativa, cursos d’água formando queda natural, que o caracterizam como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). A doação do imóvel oportuniza o crescimento das atividades de conservação do meio ambiente e recursos naturais.

 

     “O empenho de nossa equipe de trabalho, seja ela da Secretaria de Coordenação e Planejamento, e de outras secretarias soma com qualidade, nossa representatividade política junto ao governo do Estado, nosso município conquistou áreas importantes para a continuidade de um projeto que oportuniza e investe na nossa gente”, concluiu Polis.


 

Breve histórico do Parque Longines Malinoski

 

     Por iniciativa do Agrimensor da Comissão de Terras Longines Malinoski a área onde existia o potreiro da comissão de terras foi usada para o plantio de árvores nativas. Tal ato foi motivado pelo crescente desmatamento praticado na região, que ao ver de Longines já apresentava um crescente descontrole, o que levaria prejuízo as futuras gerações. Em 1947 o prefeito Aldo Arioli encaminhou ofício ao então governador Walter Jobin pedindo a oficialização da transferência da área de 20 hectares.

 

     As idas e vindas dessa burocracia fizeram com que crescesse a falta de agilidade na transferência do terreno ao município. O antigo mato da comissão passou a receber o nome de Parque Longines Malinowski, justa homenagem ao homem que com atitude pioneira teve seu sonho realizado, permitindo que a geração atual contemple um exuberante parque público no centro da cidade.