https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5374/polis-apresenta-conquistas-de-erechim-no-prata-da-casa
06/06/2011
Polis apresenta conquistas de Erechim no Prata da Casa
Polis apresenta conquistas de Erechim no Prata da Casa
Prefeito ressaltou importância da construção coletiva e das parcerias para os resultados apresentados no evento, realizado neste segunda-feira (06) no Pólo de Cultura de Erechim.
As conquistas de Erechim durante o Governo Polis e Ana foram o assunto da palestra do Prefeito Paulo Polis nesta segunda-feira (6), no Pólo de Cultura de Erechim, na primeira edição de 2011 do Prata da Casa, evento promovido pela Associação Cultural, Comercial e Industrial de Erechim (ACCIE).
Na oportunidade, Polis apresentou o crescimento social e econômico que tem levado Erechim a conquistar respeito e certificações a nível estadual e federal, recebendo prêmios importantes como a medalha Paulo Freire de experiência em educação e o reconhecimento de ser o município de melhor desempenho econômico entre os municípios com menos de 100 mil habitantes do Rio Grande do Sul em 2010.
Polis explica que a política de governo da administração está focada em resultados. “Mais do que boas ideias, precisamos de objetividade e força política para transformá-las em realizações”, disse o prefeito. “Investimentos em moradia, na qualificação para o trabalho e na geração de empregos, na saúde e na educação, desde a creche até o ensino superior, proporcionam dignidade e qualidade de vida às pessoas. É com este objetivo que trabalhamos, o que tem permitido, por exemplo, a redução significativa dos beneficiários do Bolsa Família. Isso nos dá muita alegria e vontade de fazer ainda mais por Erechim”.
O trabalho e os resultados, reforça Polis, não seriam possíveis sem as parcerias construídas entre o governo e as diversas instituições que, a cada dia, trabalham pelo município. “Esta é uma construção coletiva, e cada um de vocês, através de sua empresa ou instituição, tem muita importância nela. A cidade de Erechim só é grande porque as pessoas que ajudam a construí-la são grandes”, diz Polis.
Entre os números apresentados pelo prefeito durante o evento no Pólo de Cultura, estão diversos investimentos, tanto do caixa municipal quanto buscados pelo Governo através de projetos cadastrados no Governo Federal, em áreas como Educação, Obras, Habitação, Saúde e Orçamento Participativo.
“O município precisa atuar com responsabilidade e planejamento nestas e nas demais áreas, e é desta forma que temos conduzido nosso trabalho. Assim se tornou possível a criação de 2.884 novas vagas de emprego e a abertura de 530 novas empresas em 2010. É com planejamento que nos tornamos o único município no país a aplicar 100% dos recursos federais recebidos para alimentação escolar em produtos da agricultura familiar, garantindo uma alimentação saudável para os 6700 estudantes da rede pública e aplicando estes recursos na compra direta com os produtores rurais de nosso município. Também é assim que, de 2009 até este momento, o sonho da casa própria se tornou possível para milhares de famílias erechinense, com a construção de quase 1.900 casas através de programas e parcerias”, explica o prefeito.
Também através de parcerias com o Governo Federal, outras conquistas se tornaram realidade nos últimos dois anos, como a vinda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e da Universidade Federal Fronteira Sul, já com oito cursos em andamento e com as obras do Campus I iniciadas. As paralelas da BR 153, cujo projeto teve início em 1990, também se tornaram realidade, e estão em estágio avançado de execução. “É impossível enumerar a todas elas. Foram 25 projetos aprovados junto ao Governo Federal em 2 anos, garantindo muitos recursos externos para serem aplicados em Erechim”.
Mas para Polis, não são apenas os números que representam grandes resultados. O foco no cuidado com as pessoas, reforça, é primordial. “O governo tem a obrigação de zelar pelo bem da população. É por isso que, de janeiro até maio de 2011, a secretaria de saúde já realizou 18.934 atendimentos através da Estratégia da Saúde Familiar, que hoje cobre 45% da população. É na atenção e no cuidado a cada um dos moradores que se constroi uma cidade mais justa e melhor para se viver”.
Também é fundamental a inclusão da população na gestão municipal, o que se materializa através do Orçamento Participativo. “Foram 84 audiências e participação de mais de 11 mil pessoas nestes três anos de governo, com 100 demandas elencadas já executadas e entregues”, diz o prefeito, que finaliza: “ninguém melhor do que a população para saber o que é mais importante para o município. Nosso governo está aberto à participação popular e fazemos questão de incluir a todos nesta construção coletiva do desenvolvimento social e econômico de Erechim”.
Clique aqui e veja toda a apresentação Erechim - Construindo Resultados.