Prefeitura Municipal de Erechim - Cultura e debate pela luta contra o trabalho infantil
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5393/cultura-e-debate-pela-luta-contra-o-trabalho-infantil

14/06/2011

Cultura e debate pela luta contra o trabalho infantil

Cultura e debate pela luta contra o trabalho infantil

                   O Governo Municipal e a Comissão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Erechim (Competi), junto de instituições de atendimento à criança e ao adolescente, realizaram neste final de semana, em referência ao Dia Nacional da Erradicação do Trabalho Infantil, o I Encontrão Municipal da Erradicação do Trabalho Infantil. Na tarde de domingo (12), a Praça Jayme Lago foi palco de manifestações artísticas apresentadas por crianças, que encantaram o público e mostraram o potencial que desperta quando trilham o caminho correto para seu desenvolvimento.

 

                    Elas foram recebidas no local pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis, que reforçou que “nos dá muito orgulho de ver esses jovens abrilhantando o olhar de nossa população ao se apresentarem no palco”. Para Polis, “o lugar da criança e do adolescente é na escola, é brincando junto de seus amigos e também aprendendo a desenvolver habilidades como estas que demonstraram ter neste domingo. A luta contra o trabalho infantil é uma luta que deve persistir todos os dias, pois é essencial para o bom desenvolvimento das crianças”.

 

                   A primeira apresentação da tarde foi da Banda Municipal Othelo Rosa, com belas canções interpretadas ao estilo marcial. Em seguida, o coral da Associação dos Deficientes Fìsicos do Alto Uruguai emocionou a todos com sua força de vontade e dedicação. A Escola de Educação Especial Branca de Neve também realizou uma típica dança gauchesca. As apresentações encerraram com as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), interpretando com flauta e canto.

 

                  Além das apresentações artísticas, a tarde de domingo também foi marcada por brincadeiras e lazer. Na Praça Jayme Lago, as crianças puderam participar de pintura de rosto, jogo de bola, escorregador e outras atividades, e também comeram guloseimas como algodão doce. Para os pais que acompanharam seus filhos, a mateada trouxe um sabor especial ao domingo do dia 12 de junho, conhecido como Dia da Erradicação do Trabalho Infantil.

 

                   Dois dias antes, na sexta-feira (10), também foi realizado no auditório da Universidade Federal Fronteira Sul o II Círculo de Palestras sobre a Erradicação do Trabalho Infantil, quando centenas de pessoas participaram de um debate a respeito da importância do combate ao trabalho infantil e dos benefícios que o desenvolvimento saudável traz para estes jovens.

 

                 A secretária de Cidadania, Maria Dolores Mafacioli Golin, reforçou que esta é uma luta que segue em todo o Brasil, e que não pode parar. “Enquanto continuarmos nos reunindo para discutir este problema e procurar alternativas para erradicá-lo, fortalece-se a luta contra a exploração da criança e do adolescente. Erechim seguirá procurando realizar ações que primem pelo desenvolvimento pleno das crianças”.