Prefeitura Municipal de Erechim - Governo Polis organiza I Seminário Municipal para as Famílias
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5399/governo-polis-organiza-i-seminrio-municipal-para-as-famlias

15/06/2011

Governo Polis organiza I Seminário Municipal para as Famílias

Governo Polis organiza I Seminário Municipal para as Famílias

 

Evento debateu a estrutura familiar e os reflexos na sociedade. Presidenta da Organização Mundial da Família também expôs painel

 

 

     Centenas de pessoas estiveram presentes no Centro Cultural 25 de Julho na última terça-feira (14), participando do I Seminário Municipal para as Famílias que tratou o tema da “Família e Contemporaneidade” .

 

     Várias apresentações artísticas foram realizadas durante a noite, além dos dois painéis apresentados pelos especialistas. A Orquestra Sinfônica da Igreja O Brasil para Cristo abriu o evento e em seguida a cantora Berenice Vaz cantou para o público.

 

     O evento foi promovido pela Prefeitura de Erechim através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social e teve o apoio e cooperação de entidades importantes como a Escola de Pais, CECRIS, Igreja O Brasil para Cristo, Pastoral da Família, Conselho Tutelar, Igreja Internacional da Graça de Deus, 11ª Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Batista Independente, Igreja Batista Ágape, Assembleia de Deus, Igreja Presbiteriana e Movimento Familiar Cristão, PROERD, ASSAMI e Creche Madre Alix.

 

     O prefeito Paulo Polis destacou a importância do I Seminário Municipal para as Famílias, “esse é um momento muito importante que requer uma discussão aprofundada sobre um tema tão atual e fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais desenvolvida, com certeza a discussão não para aqui, os programas sociais que o governo desenvolve devem ganhar corpo seguidamente, a Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social está de parabéns por essa iniciativa e organização junto com as demais entidades religiosas e sociais”, destacou.

 

     O primeiro painel da noite foi apresentado pelo Dr. Cézar Augusto Detoni, que falou sobre “Ações preventivas para a Formação do Cidadão”.

 

     Segundo ele, “a formação familiar é fundamental no desenvolvimento das crianças, uma criança que é amada, incentivada e apoiada, é uma criança mais feliz, que tem amor a vida e encara com maior naturalidade os desafios, já a criança que não tem essa aplicação tem dificuldades no aprendizado, na relação com outras crianças e assim por diante”, ressalvou.

 

     O segundo painel da noite foi ministrado pela Presidenta da Organização Mundial da Família, Dra. Deisi Weber Kusztra, sob o tema “Um Olhar para as Famílias em Vulnerabilidade Social”. Exemplos de outros países foram expostos, entre eles casos onde o governo inseriu a comunidade mais desfavorecida num novo sistema que engloba a proteção social. “O ensino familiar com base no amor, afeto e apego é sinal de segurança e com esses quesitos, com essa política pública bem definida, a estrutura governamental funciona melhor”, destacou Kusztra.

 

     Perguntas foram feitas ao fim do segundo painel sobre os dois temas da noite.

 

     Com o objetivo de compreender as famílias com dinâmicas diferenciadas e com a intenção de estabelecer um novo olhar para os diversos movimentos sociais e a sua importância para o fortalecimento das políticas públicas, que consistem em visualizar o que e quem está por trás de cada gesto, de cada ação que possibilita mudanças na rotina de famílias com diversos desarranjos, em famílias empoderadas, conscientes do seu papel na formação de seus filhos.