https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5433/mesa-brasil-comemora-um-ano-de-atividades
28/06/2011
Mesa Brasil comemora um ano de atividades
Mesa Brasil comemora um ano de atividades
Há 1 ano, Erechim e região contam com uma grande rede de solidariedade. Lançado em 28 de junho de 2010, o programa Mesa Brasil já arrecadou mais de 45 toneladas de alimentos, que complementaram 617 mil refeições em 39 instituições sociais, beneficiando 20 mil pessoas. Desenvolvido a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Erechim, através da secretaria de Cidadania, e o Sistema Fecomércio-RS, por meio do Sesc, o programa comemorou seu primeiro aniversário em Erechim reunindo parceiros para um café da manhã, realizado nesta terça-feira (28).
Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis, por meio do Programa Mesa Brasil os alimentos doados realmente são direcionados a quem precisa. “Essa nossa parceria, desde o primeiro momento, foi muito bem estruturada”, disse o prefeito, que complementou: “O último Rally de Erechim foi uma prova do poder que o programa tem. Foram mais de 8 toneladas de alimentos arrecadados, num evento que provou a importância da cidadania e a valorização que a população dá a isso”, ressaltou Polis.
Everton Dalla Vecchia, dirigente regional do SESC-RS, enfatizou que o programa atua de forma assistencialista somente no primeiro momento, mas que o principal objetivo é o lado educativo. “As instituições sociais, para que possam receber os alimentos, devem participar das oficinas de empreendedorismo e de manuseamento dos produtos recebidos”, afirma.
Além de Dalla Vecchia e de Polis, participaram do evento alusivo ao 1º aniversário do Mesa Brasil Erechm o vice-presidente do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc/ Senac e presidente do Sindilojas Erechim, Francisco Franceschi, a vice-prefeita de Erechim, Ana Lúcia de Oliveira, o vice-presidente do Sirecom local, Adelino Dariva, a gerente do Sesc Erechim, Sandra Mariga Bordini, secretários municipais, vereadores e imprensa.
O Programa Mesa Brasil é uma rede permanente de solidariedade e está presente nos 27 estados brasileiros. Atua no RS desde novembro de 2003, desenvolvendo um programa de colheita urbana que observa critérios de segurança alimentar e nutricional. Como principal objetivo, o programa visa coletar alimentos excedentes e distribuir imediatamente para instituições previamente cadastradas. Além disso, promove ações como campanhas para arrecadação de alimentos, oficinas que visam o aproveitamento total de verduras, legumes e frutas, além da conscientização da comunidade sobre o desperdício de alimentos.