https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5437/governo-de-erechim-realiza-aula-inaugural-do-pr-enem
29/06/2011
Governo de Erechim realiza aula inaugural do Pré-Enem
Governo de Erechim realiza aula inaugural do Pré-Enem
Os estudantes matriculados para o curso Pré-Enem gratuito, disponibilizado pela Prefeitura de Erechim, reuniram-se no Centro Cultural 25 de Julho para acompanhar a aula inaugural do projeto, que deu o pontapé inicial a este trajeto de preparação para a inserção dos alunos das escolas públicas de Erechim na universidade.
O momento contou com a apresentação descritiva do projeto e de seu funcionamento, realizado pelas coordenadoras Luciana Baruffi, do gabinete do Prefeito, e Franciele Fátima Marques, da secretaria de Educação; a apresentação dos professores que acompanharão os alunos nesta caminhada; e uma palestra realizada pelo professor da Universidade Federal Fronteira Sul Thiago Ingrassia Pereira, que expôs aos alunos a importância da preparação para a realização do ENEM, além de algumas características da prova.
Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o momento era de grande felicidade para todo o Governo Municipal, que trabalhou em ritmo acelerado, unindo forças de seu gabinete, do gabinete da Primeira Dama e da secretaria de Educação, para que o projeto, idealizado há 60 dias após ter visto uma notícia do curso preparatório realizado pela Prefeitura de Pelotas, saísse do papel ainda este ano – e, o mais importante, com qualidade e garantindo um bom aprendizado para os alunos.
Segundo Polis “este é um momento de transformar uma preocupação em oportunidades. Nada é mais importante para nós do que dar a possibilidade destes alunos poderem ter uma preparação especial para sua luta em busca de vagas nas universidades. O Enem é por natureza um grande desafio, mas com este trabalho, dá-se maiores subsídios para que estes jovens enfrentem este desafio”.
O secretário de Educação, Anacleto Zanella, ressaltou que a educação em Erechim deve ser pensada como um todo, da creche ao ensino superior. “Esta é uma visão sistemática da educação, e que é essencial para o pleno desenvolvimento dela no município. A abertura de 400 novas vagas de creche, a vinda da Universidade Federal Fronteira Sul, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e o incentivo na educação do ensino fundamental e médio fortalecem uma grande rede de ações em prol do desenvolvimento e do aprendizado dos jovens de Erechim”, disse.
Para prestigiar a aula inaugural do projeto, o secretário de Igualdade Social do município de Pelotas-RS, Marcos Ludegerr Garcia, veio trazer a experiência do município, o primeiro a implantar o programa no Rio Grande do Sul. “Erechim vive um momento histórico, assim como viveu Pelotas ao aderir a este programa fantástico para a educação. É o segundo município no Estado a disponibilizar este curso preparatório gratuitamente, e certamente isso fará a diferença”, ressalta.
O Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio – Pré-ENEM é uma iniciativa do governo municipal em parceria com a UFFS, IFRS, UEGRS e 15°CRE, e visa oportunizar aos estudantes de escolas públicas que concluíram ou estão concluindo o ensino médio, a possibilidade de preparo para o ingresso ao ensino superior. Ao todo, 618 alunos poderão ter a oportunidade de, durante quatro meses de curso, reforçarem seus conhecimentos sobre assuntos gerais e básicos para a preparação para as provas do Enem, e também para o vestibular.
O ENEM tem por objetivo avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores e é também utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Cerca de 500 universidades já usam o resultado do ENEM como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.
Clique aqui para ver a lista dos alunos da Noite e de seus respectivos locais de estudo.
Clique aqui para ver a lista dos alunos do Sábado e de seus respectivos locais de estudo.