Prefeitura Municipal de Erechim - Governo de Erechim apoia luta pela Ferrosul
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5449/governo-de-erechim-apoia-luta-pela-ferrosul

04/07/2011

Governo de Erechim apoia luta pela Ferrosul

Governo de Erechim apoia luta pela Ferrosul

                   O Governo de Erechim, representado pelo Prefeito Municipal, Paulo Polis, participou nesta segunda-feira (4) da audiência pública organizada pela Câmara de Vereadores de Erechim, e solicitada pelo vereador Lucas Farina, para mobilização regional pela reativação e reutilização do sistema de transporte ferroviário, através da implantação de um grande corredor de transporte interestatual, a Ferrosul, que ligaria a região Alto Uruguai a outros pontos importantes do Estado e do país.


                    Na oportunidade, o prefeito Paulo Polis declarou total apoio do Governo Municipal nesta luta que envolve tantos setores e municípios da região em torno de uma causa que, segundo ele, é primordial para a sustentabilidade do grande avanço econômico detectado em Erechim e no Alto Uruguai nos últimos anos. “Desde que esta luta iniciou, há aproximadamente dez anos, o PIB e a renda Per Capita de nosso município triplicou. A cada dia que passa, esta luta se torna mais fundamental para Erechim, e é por isso que o assunto merece uma profunda reflexão, análise e discussão”, disse Polis.


                     O prefeito reforçou que “o Brasil vem apresentando grande avanço, mas o setor de transporte ainda não acompanha este avanço. É por isso que esta mobilização pela Ferrosul é de extrema importância, e precisamos mostrar o empenho e a união da região para que seja possível cobrar nossa deles uma participação incisiva da região Alto Uruguai neste processo. A força econômica, como todos sabem, traz benefícios sociais, e por isso o Governo Municipal é parceiro de toda iniciativa que possibilitar a ela crescimento e estabilidade”, finaliza.


                     O coordenador do movimento pela Ferrosul e ex-presidente da Ferro-oeste, Samuel Gomes, apresentou dados que comprovam a importância da implantação deste meio de transporte ferroviário para a região sul do país. Cerca de 80% das cargas no Rio Grande do Sul são transportadas por meio de rodovias, o que gera um alto custo logístico. Dos 28 mil quilômetros de ferrovias privatizadas, 16 mil foram desativadas pelas concessionárias, aumentando ainda mais os prejuízos. A Ferrosul, explica, resultaria em trilhos de trem cortando 238 municípios gaúchos, garantindo uma mobilidade mais prática e eficiente.


                       A audiência pública contou com maciça participação e envolvimento de diversas entidades e setores da sociedade regional, entre elas Associação dos Municípios do Alto Uruguai; Associação Cultural, Comercial e Industrial de Erechim; OAB; Agência de Desenvolvimento Econômico do Alto Uruguai; movimentos sindicais; Ministério Público e outras entidades, além de lideranças da região como o Deputado Estadual Altemir Tortelli.