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21/07/2011
Governo faz balanço da Ouvidoria Municipal no primeiro semestre
Governo faz balanço da Ouvidoria Municipal no primeiro semestre
Em seis meses de atuação do serviço de Ouvidoria, a Prefeitura Municipal de Erechim continua recebendo sugestões, reclamações, solicitações e abrindo espaço para que a comunidade siga construindo uma cidade com mais cidadania, participação e desenvolvimento. De janeiro a julho deste ano, 235 manifestações chegaram à ouvidora Michele Onhatte, sendo que 98% delas foram encaminhadas aos setores competentes e proporcionaram alguma resposta aos cidadãos erechinenses.
Serviços são avaliados periodicamente
A pedido do prefeito Paulo Polis, a Ouvidoria também vem realizando trabalho de pós-atendimento junto à população, buscando avaliar os serviços prestados pela prefeitura. Até o presente momento, por exemplo, foram realizados 2055 contatos com os cidadãos, sendo 1558 com pacientes que utilizaram os serviços da Fundação Hospitalar Santa Terezinha. Deste montante, 89% das pessoas consultadas disseram estar satisfeitas com o atendimento disponibilizado. “Essas informações nos ajudam a subsidiar ações estratégicas no âmbito da saúde pública”, destaca o prefeito Polis.
A ouvidora Michele Onhatte também contatou 135 moradores do Bairro Progresso para avaliar os efeitos da implantação do Terceiro Turno de atendimento na Unidade Básica de Saúde do bairro. Dos entrevistados, 100% disseram-se satisfeitos com a medida do governo, adotada no início do ano.
O Programa Qualificar para Gerar Oportunidades da Secretaria de Desenvolvimento Econômico também foi avaliado pelo governo. Foram ouvidos 171 alunos formados em 2011, sendo que o índice de satisfação também ficou em 100%.
A realidade vista pela Ouvidora
Segundo a Ouvidora, a Relações Públicas Michele Onhatte, o trabalho desenvolvido aproxima o cidadão do poder público: “diariamente recebemos reivindicações, sugestões e ideias para melhorar o atendimento e as ações da administração municipal. Tudo é encaminhado aos setores competentes e com acompanhamento diário”. Ainda: “a Ouvidoria nasceu para facilitar o contato da população com a Prefeitura. É um canal de diálogo, uma porta aberta para a participação popular, um celeiro de recomendações para a melhoria do serviço público e um espaço fundamental na esfera do respeito ao ser humano”, destaca Michele.
“A criação da Ouvidoria Municipal de Erechim vem ao encontro dos anseios de uma sociedade moderna que espera obter do poder público – seu legítimo representante – a atenção, o respeito e a defesa de seus direitos fundamentais como cidadãos”, afirma a Ouvidora Michele.
O que é: A Ouvidoria é uma ferramenta de gestão democrática cuja finalidade é proporcionar o diálogo entre a população e o Poder Executivo Municipal, sendo um importante mecanismo de escuta do cidadão, pois recebe sugestões, solicitações, denúncias e reclamações da população visando à melhoria no serviço público.
Qual o objetivo: O objetivo da Ouvidoria, a partir da manifestação do cidadão, é melhorar a qualidade do atendimento de todos os setores da Prefeitura Municipal de Erechim de forma que a população possa se sentir satisfeita com os serviços oferecidos e ter suas necessidades atendidas.
Como funciona: Funciona como um canal mais humano de interlocução com a população. A Ouvidoria recebe, analisa e procura encaminhar todas as manifestações da população aos setores competentes, recomendando possíveis medidas para a solução ou prevenção das mesmas. Em seguida, a Ouvidoria comunica o parecer ao manifestante. As manifestações podem ser feitas, preenchendo o formulário no link da Ouvidoria na página da Prefeitura, via e-mail (ouvidoria@erechim.rs.gov.br) telefone (0800-6487050 ou 3520-7000 ramal 7050) ou pessoalmente (Castelinho).