Prefeitura Municipal de Erechim - Governo Municipal promove qualificação a recicladores
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5495/governo-municipal-promove-qualificao-a-recicladores

22/07/2011

Governo Municipal promove qualificação a recicladores

Governo Municipal promove qualificação a recicladores

Governo Municipal promove qualificação a recicladores
Governo Municipal promove qualificação a recicladores

 

Recicladores de associações registradas ganham qualificação sobre material reciclado e segurança na separação do lixo. Intenção do governo é de auxiliar e preparar os recicladores para o início do novo sistema de tratamento do lixo em Erechim

 

     O Governo Municipal de Erechim, por meio do GTR (Grupo de Trabalho dos Recicladores) composto por representantes das secretarias de Obras Públicas e Habitação, Meio Ambiente, Educação, Gabinete do Prefeito, Cidadania e Desenvolvimento Econômico realiza uma verdadeira força tarefa que proporciona às Associações de Recicladores de Erechim, um curso de qualificação para que em breve, também possam desempenhar suas atividades diretamente ligadas ao novo sistema do lixo no município.

 

     Em parceria com o SENAI de Erechim, o Governo Municipal promove o curso “Identificação de Materiais Recicláveis”, ministrado pelo Centro de Educação Profissional SENAI José Oscar Salazar através do professor Arley Galvani, às associações.

 

     O curso busca desenvolver treinamento sobre a identificação correta dos materiais recicláveis, manuseio e formas de reciclagem. A busca por mais qualificação e profissionalização num trabalho que garante o sustento para 60 famílias, é um dos objetivos centrais do governo, garantindo um trabalho digno a esses recicladores, amenizando os efeitos do lixo descartado no meio ambiente.

 

     Com uma carga horária de quatro horas, o curso foi ministrado em algumas Associações que possuem sede própria, as seis associações foram contempladas com o curso. O prefeito Paulo Polis visitou algumas sedes onde o curso estava sendo realizado, e destacou o empenho do governo e a aplicação dos recicladores nesse processo. “Tenho certeza que o que estamos oferecendo a vocês é um reconhecimento ao trabalho que já realizam porém agora, com maior qualificação, mais dignidade e uma parceria ampliada com o Governo. Somos gratos pelo trabalho fundamental que desenvolvem em relação a natureza e ao meio ambiente, essa qualificação proporcionada a vocês, é só o início de uma parceria que promete gerar muitos frutos à cidade de Erechim”, salientou Polis em visita a uma associação durante o curso.

 

     Recentemente o projeto do Executivo foi aprovado pela Câmara de Vereadores, que autoriza o convênio de associações de recicladores, para fazer a separação do lixo junto ao aterro sanitário. A contratação da Associação de Recicladores Natureza Divina e a Associação de Catadores de Produtos Recicláveis serão as duas associações a coordenarem o projeto junto ao aterro sanitário, gerando 20 vagas de trabalho, onde a prefeitura arcará com auxílio no transporte, alimentação e equipamentos de proteção individual para os funcionários, o vencimento será resultado do material reciclável separado e comercializado, agregando valor ao produto final por meio de qualificação.

 

     A ideia é de que passados três meses até a normalização dos serviços, as outras quatro associações de recicladores cadastrados em Erechim, também auxiliarão no processo da separação do lixo, gerando renda, estimulando o serviço cooperado e oportunizando uma forma mais rentável aos trabalhadores da área.

 

     Essas ações dão uma nova perspectiva quanto a questão do lixo em Erechim, que anteriormente tinha na figura de apenas uma empresa todas as questões de coleta, transporte, varreção e destinação do lixo. A ideia do governo é de que a partir de agora com essa divisão de serviços por empresas diferentes, traga resultados mais eficazes através da agilidade na cobrança de resultados, maior fiscalização na coleta, ganho social representativo por meio das parcerias com as associações de recicladores, além de uma transparência mais eficaz de todos os processos.