https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5522/academia-ao-ar-livre-apresenta-resultados-nos-projetos-com-a-terceira-idade
04/08/2011
Academia ao Ar Livre apresenta resultados nos projetos com a terceira idade
Academia ao Ar Livre apresenta resultados nos projetos com a terceira idade
A busca por prática de atividades físicas vem crescendo com o passar dos anos, principalmente na terceira idade, visto que esta população está percebendo as perdas que o sedentarismo traz para suas vidas. Realizando atividades físicas na academia ao ar livre, as pessoas da melhor idade passam a reverter essa situação de sedentarismo, realizando atividades de ginástica e musculação, trabalhando apenas com o peso do corpo, o que reduz o risco de lesões, mas as torna pessoas ativas e de bem com a vida, visto que é comprovado que o exercício físico traz benefícios tanto na parte física, como mental e social das pessoas.
A Prefeitura Municipal de Erechim, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo desenvolve o Projeto Academia ao Ar Livre no Centro de Lazer Viva Melhor, projeto este que tem a coordenação do Educador Físico Tales Manhabosco, e cujas aulas são ministradas pelos acadêmicos de Educação Física Marcelo Rossi, Milena Veronese e Attílio Adami Jr.
Durante o mês de Julho de 2011, foram realizadas avaliações funcionais com os idosos integrantes do Grupo Harmonia, que freqüentam a Academia ao ar Livre duas vezes por semana, com aulas de 60 minutos de duração. Foram avaliados dados como: a diferença no consumo de medicamentos, dores, lesões, disposição, teste de esforço, força muscular, flexibilidade e capacidade cardiovascular entre outros.
Em relação a medicamentos, 33% das idosas perceberam diferenças positivas no consumo, diminuindo a dosagem, quantidade ou até deixando de consumir.
Quando questionadas quanto a dores e lesões, apenas uma idosa citou que não notou diferenças, pois afirmou que nunca sentiu dores no corpo. As demais idosas relataram que houve significativa mudança quanto a dores e lesões.
A grande maioria das idosas também afirmou que após as atividades desenvolvidas no projeto, conseguem dormir melhor, o que as faz acordar mais dispostas a realizar suas atividades diárias.
No questionamento referente a se as idosas passaram a realizar mais alguma atividade além das do projeto, 50% delas responderam que sim, realizam outras atividades, enquanto as outras afirmam que praticam somente as atividades propostas pelo projeto.
Em sua totalidade as idosas relatam que não sofreram nenhuma internação hospitalar após o inicio das atividades do projeto. Relatam também que a flexibilidade e a agilidade das mesmas esta melhor, sendo este fato muito importante na idade em que se encontram.
Boa parte das idosas afirma que, hoje em dia, conseguem realizar sozinhas algumas atividades que antes necessitavam de ajuda para realizar, como por exemplo: caminhadas longas, sentar e levantar de uma cadeira sem apoiar as mãos, cortar lenha e viajar, entre outros.
Em relação a aspectos emocionais quase todas as idosas obtiveram resultados positivos, sendo que cada uma delas reforçou a importância que as atividades da Academia ao Ar Livre têm em sua vida.
A prática regular de atividades físicas na Academia ao ar Livre pode trazer benefícios físicos, sociais e emocionais, bem como prevenir doenças, o que é essencial para tornar-se uma pessoa saudável. Esta avaliação será realizada a cada três meses, com o objetivo de avaliar e mensura os benefícios que esta pratica traz a população que freqüenta a Academia ao Livre.
O Centro de Lazer Viva Melhor conta com uma grande infraestrutura construída para bem receber os erechinenses. No local, a população pode desfrutar, além da Academia ao Ar Livre, de campo de futebol, parquinho, área verde com churrasqueiras e mesas, banheiros e suporte para que a população possa usufruir deste espaço da melhor forma possível. O local é monitorado por zeladoria, visando à preservação deste bem público, e funciona diariamente das 7 horas às 20 horas. Já a Academia ao Ar Livre com acompanhamento de profissional atende em horário diferenciado: das 8h às 11h e das 15h às 19h, de segunda a sexta-feira.