https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5561/governo-municipal-garante-empenho-para-solucionar-estragos-do-temporal
12/08/2011
Governo Municipal garante empenho para solucionar estragos do temporal
Governo Municipal garante empenho para solucionar estragos do temporal
Força-tarefa realizada para amparar população atingida pelo temporal do início da semana auxilia nas ações de restabelecimento prático
Depois de estruturar uma verdadeira força-tarefa entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Proteção Social, Obras e Habitação, Cidadania, Meio Ambiente e Agricultura juntamente com Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, que trabalhou no auxilio às famílias, como na distribuição de lonas e telhas às residências atingidas, organização do tráfego e dosobstrução de vias; o governo de Erechim participou de uma discussão entre os representantes dos municípios do Alto Uruguai, juntamente organizada pela Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sutraf), gabinete do vereador Lucas Farina e deputado Altemir Tortelli. Em pauta estava a apresentação de dados junto a RGE sobre os estragos e a falta de energia elétrica ocasionados pela intempérie de terça-feira (9) bem como a agilidade da retomada de energia elétrica.
Na reunião com os engenheiros técnicos da RGE, os representantes dos municípios se disponibilizaram a auxiliar a empresa na questão de logística em áreas muito atingidas pelo temporal. O governo de Erechim disponibilizou através da secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar todo o maquinário necessário para a abertura de estradas e auxílio necessário. Tudo para que o município tenha uma maior agilidade na normalização dos problemas de falta de energia.
Durante o encontro na sexta-feira (12), dados foram confrontados e expostos à medida que atualizações do serviço da restabilização da energia elétrica, ia ocorrendo. Depois das reuniões com a empresa desde quinta-feira (18), mais de 30 equipes chamadas “pesadas”, da RGE vieram até a região, realizando uma verdadeira “operação de guerra”, para a retomada da luz em pontos urbanos e rurais em situação crítica.
A previsão da empresa é de que até o fim dessa sexta-feira (12), cerca de 80% dos problemas estejam solucionados e outros 20% se dariam até o sábado (13). A secretaria municipal de Obras Públicas e Habitação, juntamente com a secretaria municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Defesa Civil e secretaria municipal de Cidadania estão realizando visitas para vistorias e distribuição de materiais para a reforma dos imóveis atingidos, como telhas, goivos e pregos.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Proteção Social Décio Vicelli, “as visitas estão sendo feitas baseadas no levantamento realizado pelas equipes de assistência social, engenheiros e técnicos da defesa civil que comprovaram a necessidade socioeconômica de auxílio”, esclareceu.
As visitas serão realizadas até sábado, atingindo dessa forma todas as residências que se enquadram no quesito destacado pelo secretário.