https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5565/programa-saber-viver-completa-um-ano-de-atividade
15/08/2011
Programa Saber Viver completa um ano de atividade
Programa Saber Viver completa um ano de atividade
No último dia 10 de agosto, o Programa Saber Viver, desenvolvimento pela Prefeitura de Erechim através do Gabinete da Primeira Dama, focado na prevenção a gravidez na adolescência, completou um ano de existência. Em comemoração à data, a equipe do programa esteve na EMEF Caras Pintadas, entregando junto aos estudantes da 8°série os certificados de participação no programa Saber Viver e do I Seminário de Atenção Integral do Adolescente e do Jovem.
Em 2010, nessa mesma data o Saber Viver estava iniciando sua primeira turma na EMEF Caras Pintadas. Nesse período, foram atendido mais de 600 estudantes – e a meta, até o final do ano, é de atender mil estudantes do sistema municipal de educação. A equipe salientou aos alunos a importância de adolescentes e jovens traçarem objetivos, através de um projeto de vida. Como o próprio projeto trabalha, é na adolescência que a gente começa a descobrir que, além de ter belos sonhos, é preciso ter metas e assumir compromissos, especialmente consigo mesmo.
Para a equipe do Saber Viver, projetar metas é pensar no futuro e colocar o plano em prática agora, no presente. Ter um projeto de vida faz a pessoa se sentir mais segura e confiante para fazer as escolhas que todos temos que fazer a cada dia. Faz pensar também em como será o mundo que vamos ajudar a construir. Justamente por ser um projeto de vida, pode sofrer alterações no meio do caminho. E sempre é bom parar para pensar se o que foi planejado há algum tempo ainda tem sentido hoje.
Além do projeto de vida, o programa Saber Viver aborda também as transformações que ocorrem nesse período, tanto as físicas como as cognitivas. Adolescência, Puberdade e Sexualidade são os temas abordados nesse segundo módulo. Em seguida, no terceiro módulo é abordado a prevenção da gravidez, de doenças sexualmente transmissíveis e do uso de drogas e álcool.
O mais importante, ressalta a equipe do projeto, é perceber a mudança de comportamento e atitude dos adolescentes durante o processo. O que pensam antes do programa e depois, a mudança é nítida. Segundo a coordenadora do Programa, Luciana Baruffi, a mudança de atitude, pode ser pelo fato de que os adolescentes e jovens são os protagonistas do programa, sendo determinante no processo ensino-aprendizagem, onde a sua atuação e participação é fundamental para a ressignificação das informações adquiridas.
Luciana ressalta que “mais do que um programa, o Saber Viver reconhece o adolescente e o jovem, não como um problema, mas como o protagonista de sua história, onde a escolha do caminho pode fazer toda a diferença na prevenção da gravidez na adolescência, de doenças sexualmente transmissíveis, das drogas e álcool. O programa Saber Viver é um espaço para que adolescentes e jovens possam participar efetivamente, perguntando, questionando, tirando todas as suas dúvidas sem ser pressionado ou ridicularizado moralmente, oportunizando e construindo novos saberes, democratizando informações, construindo estratégias, estabelecendo uma relação de parceria”.