https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5571/oramento-participativo-realiza-reunio-com-delegados-e-encaminha-novas-demandas-no-novo-horizonte
16/08/2011
Orçamento Participativo realiza reunião com delegados e encaminha novas demandas no Novo Horizonte
Orçamento Participativo realiza reunião com delegados e encaminha novas demandas no Novo Horizonte
Uma das principais ferramentas democráticas do Governo Municipal encaminhou a construção da capela mortuária no loteamento Novo Horizonte e reuniu delegados numa reunião geral
Na última quinta-feira (11), os moradores do loteamento Novo Horizonte puderam receber boas notícias na assembleia do Orçamento Participativo. A comunidade recebeu da mão da equipe do OP, a escritura da aquisição do terreno para a construção da capela mortuária, demanda eleita para esse ano.
De imediato, a comunidade elegeu os delegados Valdir Sonalio, Osvino Miguel Schmitz e Anilori Reik, elencando como prioridade para o próximo ano a construção da capela mortuária.
Um dia antes, na quarta-feira (10) no subsolo do Castelinho, dezenas de conselheiros do Orçamento Participativo juntamente com a presença de funcionários da Aurora Alimentos e também do Sebrae.
Nessa reunião também foram decididas as definições do campeonato de futebol sete e de bochas entre os núcleos do Orçamento Participativo, uma vez que as finais acontecerão durante a tradicional Festa do OP, no dia 6 de novembro. O evento é organizado pelos conselheiros em parceria com empresas locais da cidade.
O coordenador do Orçamento Participativo Jorge Psidonik, salientou que “a participação de todos é fundamental para consolidar cada vez mais, esse processo democrático que viabiliza as obras eleitas pela comunidade”.
A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio do secretário adjunto Alam Comin, viabilizou a presença da empresa Aurora Alimentos que divulgaram a Infraestrutura da empresa e distribuíram panfletos aos Conselheiros e Delegados presentes com informativos sobre a empresa e as vagas de trabalho existentes. Destacaram as vantagens oferecidas pela empresa. As lideranças dos Bairros foram incentivadas a verificar junto as suas comunidades pessoas para preencher as vagas disponibilizadas uma vez que a Aurora está admitindo funcionários.
O SEBRAE esteve representado por Silvana Berguemaier que falou sobre uma nova modalidade de empresa individual, onde o benefício Tributário é mínimo. Trata-se do MEI (Micro Empresário Individual).
Segundo a Lei Complementar nº 128 de 2008, ficam reduzidos a 0 (zero), os valores referentes a taxas, emolumentos e demais custos relativos à abertura, à inscrição, ao registro, ao alvará, à licença, ao cadastro.
A grande vantagem de se inscrever no Microempreendedor Individual (MEI) é a proteção social no presente e no futuro. Com o recolhimento mensal da Previdência Social, o empreendedor que até então trabalhava por conta própria passa a contar com um seguro, que garante a renda dele e de sua família em casos de doença, gravidez, prisão, morte e velhice. Alguns desses benefícios começam a valer já no ato de adesão ao Microempreendedor Individual. Para outros benefícios é preciso um tempo de contribuição.
Como encaminhamento foi firmado um acordo entre o Orçamento Participativo e os conselheiros, para uma participação mais efetiva nas responsabilidades sociais do município.