https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5580/prefeito-recebe-fogo-simblico-para-celebrao-da-semana-da-ptria-em-erechim
18/08/2011
Prefeito recebe Fogo Simbólico para celebração da Semana da Pátria em Erechim
Prefeito recebe Fogo Simbólico para celebração da Semana da Pátria em Erechim
O Prefeito de Erechim, Paulo Polis, recebeu nesta quinta-feira (18) das mãos do coronel Álvaro Cruz Ferreira, da Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, o Fogo Simbólico para a celebração da Semana da Pátria em Erechim. A chama foi utilizada para acender pira da pátria, em ato solene que aconteceu no saguão da Prefeitura de Erechim ao final da manhã.
Autoridades municipais, militares, membros da sociedade e representantes de escolas erechinenses acompanharam o evento, no qual o prefeito destacou a importância de se contemplar a história de nossa pátria e respeitar os valores ligados à ela. Polis homenageou especialmente a patrona desta Semana da Pátria, Edir Goelzer, e em nome dela a todos que ajudaram a construir a história de Erechim ao longo destes anos.
Emocionada com a homenagem, Edir Goelzer ressaltou que jamais esperava ter a honra de receber o título de patrona em uma Semana da Pátria. “Estou muito feliz e fico realmente emocionada de estar aqui, ocupando este posto tão importante”, disse. Para os jovens da Banda Marcial da Escola Othelo Rosa, que se apresentaram durante o evento, Edir deixou uma singela mensagem dizendo da importância da dedicação disposta a atividades tão nobres como esta.
Ao falar da história e das conquistas do povo de Erechim ao longo de sua história, o prefeito Paulo Polis também lembrou que o resgate de valores é fundamental para que os jovens brasileiro encontrem caminhos corretos para seu desenvolvimento, distantes das drogas, da violência, da criminalidade. “A Semana da Pátria também é fundamental para trabalharmos , principalmente junto às escolas, estes valores tão importantes”, destacou Polis.
O presidente da Liga de Defesa Nacional de Erechim, Capitão Detoni, reforçou o empenho de todos para a realização da solenidade e reafirmou a que a chegada do Fogo simbólico é o princípio das celebrações da semana da pátria, que acontece em setembro – mês no qual, no dia 7, o Brasil comemora sua independência.
Confira a história do Fogo Simbólico da Pátria
O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, como idéia de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem.
Levada a idéia à Liga de Defesa Nacional, foi acolhida com entusiasmo, sendo complementada como acréscimo de que o Fogo Simbólico da Pátria deveria percorrer o território nacional, numa corrida de revezamento que iria se denominar “Corrida do Fogo Simbólico da Pátria”. Assim, em 1938, foi realizada uma pequena corrida, num trecho de 26 quilômetros, entre as cidades de Viamão e Porto Alegre, constituindo-se a 1 Corrida de Fogo Simbólico da Pátria.
Desde então, todos os anos, por ocasião das comemorações da nossa Independência, a Liga de Defesa Nacional realiza a Cerimônia do Fogo Simbólico, com ato de abertura da Semana Pátria, prestando um culto à pátria e procurando manter viva no nosso povo e principalmente nos jovens, a chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade. Este ano é o 73 em que acontece a corrida do Fogo Simbólico da Pátria.