https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5617/solidariedade-e-cidadania-marcam-abertura-da-semana-da-ptria
01/09/2011
Solidariedade e cidadania marcam abertura da semana da Pátria
Solidariedade e cidadania marcam abertura da semana da Pátria
Palavras da patrona da semana da Pátria e da vice-prefeita destacaram a importância da educação na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Acendimento da Pira da Pátria e participações especiais do Lar da Criança e da Banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa, emocionaram os presentes
Com a praça da Bandeira praticamente lotada, o fogo simbólico foi levado até a Pira da Pátria pelo Capitão da Brigada Militar e presidente da Liga da Defesa Nacional, Maurício Paraboni Detoni, juntamente com a vice-prefeita Ana Oliveira. A banda da Escola Municipal Othelo Rosa recepcionou a todos que aos poucos iam tomando seus lugares na praça central da cidade.
O hasteamento foi conduzido pela vice-prefeita Ana Oliveira, o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social Décio Vicelli e o vereador José da Cruz. O hino nacional foi executado pela cantora erechinense Berenice Vaz. Em seguida o presidente da Lida da Defesa Nacional – Núcleo de Erechim, Capitão Maurício Paraboni Detoni, homenageou em seu pronunciamento, o tema da semana da pátria, “solidariedade é o amor em movimento, definitivamente destaca o trabalho daqueles que lutam por dias melhores e faz refletirmos pontos importantes de nosso papel na sociedade”, disse.
Já a vice-prefeita Ana Oliveira destacou que “ é de extrema importância que essa discussão sobre cidadania decorra especialmente nas escolas, que é a base da construção dos novos cidadãos. Na figura da Dona Edir, representando tantos outros que contribuíram para o desenvolvimento dessa cidade tão bonita que é Erechim, podemos ver os verdadeiros valores do ser humano e da cidadania. Este é o espírito que devemos levar às nossas crianças e aos nossos jovens, cidadãos que estamos formando e entregando para o mundo”.
A patrona da semana da Pátria, Edir Goelzer falou da “alegria em contribuir para a sociedade, levando amor incondicional às crianças e a todos que formam a sociedade atual e futura, fazer o bem faz bem, que essas reflexões nos levem a agir mais, com seriedade e compaixão”, disse a homenageada que atua como voluntária há 27 anos junto à Associação Beneficente Lar da Criança, com serviços permanentes.
Ao final do seu pronunciamento, as crianças e funcionários do Lar da Criança abraçaram a homenageada, presenteando-a com flores e abraços apertados. “Sou muito grata a vocês todos”, concluiu a patrona Edir Goelzer. A programação segue durante toda a semana, culminando com grande desfile a ser realizado no dia 7 às 8h30min, na avenida Maurício Cardoso.