https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5619/lanada-oficialmente-a-xiv-feira-do-livro-de-erechim
02/09/2011
Lançada oficialmente a XIV Feira do Livro de Erechim
Lançada oficialmente a XIV Feira do Livro de Erechim
Um dos mais importantes eventos culturais do município acontecerá de 05 a 08 de outubro, na Praça da Bandeira. Tema desta edição é “Do ato de ler e escrever, à conquista da cidadania”.
O Centro Cultural 25 de Julho foi palco na noite da última quinta-feira (01) do lançamento da XIV Feira do Livro de Erechim, que também integra a II Feira Cultural e II Mostra do Turismo de Erechim. O evento, aguardado por toda comunidade e também pelos demais municípios da região, acontecerá de 05 a 08 de outubro na Praça da Bandeira, englobando milhares de pessoas em uma grande jornada através dos livros, da cultura e da arte.
Na solenidade de lançamento, o Governo de Erechim, através da coordenadora da Feira, Clarisse Maronesi, adjunta do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Artidor Andrade, apresentou como será o funcionamento da Feira; o posicionamento dos estantes na Praça; as mudanças realizadas no tráfego do trânsito, que fluirá nos dois sentidos; e a programação que integrará a Feira durante seus quatro dias, e que promoverá momentos de debate, troca de conhecimentos, lazer e diversão para os visitantes.
A vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira, salientou que a Feira do Livro é um momento de grande efervescência cultural em Erechim. “Estamos na era virtual, mas o livro ainda tem espaço e fundamental importância, e segue sendo um dos principais recursos para o aprendizado. É por isso que, em um evento tão especial como esta XIV Feira do Livro, que também agrega a II Feira Cultural e II Mostra do Turismo, temos por objetivo principal o incentivo à leitura, à busca por conhecimento e por caminhos que só nos são possíveis através das linhas de um livro, que nos ajudam a pensar, a refletir e a construir sonhos”, disse Ana.
A Patrona, Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa, emocionou a todos relatando suas experiências de descoberta do valor e da importância da leitura, ainda na infância. Lúcia é autora do tema desta edição, “Do ato de ler e escrever, à conquista da cidadania”, e explica um pouco sobre o tema escolhido: “A leitura e a escrita são ferramentas que possibilitam às pessoas se expressarem sobre o mundo e sobre a sociedade em que vivem, defenderem e registrarem suas ideias. Este é o caminho para nos tornarmos, de fato, cidadãos. Precisamos aprender o vocabulário do mundo, e a única forma de fazermos isso é lendo”, afirma.
Para ver a programação completa desta edição clique aqui.
Patrona
Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa
Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1973), Mestrado em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981) e Doutorado em Letras - Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora titular/pesquisadora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: charge, humor, gêneros textuais, sociolingüística e lingüística textual.
Escritor Homenageado
Luis Augusto Fischer
Escritor, ensaísta e professor brasileiro. Nascido em Novo Hamburgo, Fischer vive em Porto Alegre desde o seu primeiro ano de vida. É formado em Letras pela UFRGS. Cursou também História, mas não concluiu. Tem mestrado e doutorado (com tese sobre Nelson Rodrigues) também pela UFRGS, onde leciona Literatura Brasileira desde 1985. Escreve regularmente para vários jornais, como Zero Hora, Folha de São Paulo e ABC Domingo (de Novo Hamburgo). Também colabora com as revistas Bravo! e Superinteressante. Entre 1993 e 1996 foi coordenador do Livro e Literatura da Secretaria de Municipal de Cultura de Porto Alegre. De 1998 a 1999 foi presidente da Associação Gaúcha de Escritores.