https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5699/xiv-feira-do-livro-inicia-nesta-quarta-feira
04/10/2011
XIV Feira do Livro inicia nesta quarta-feira
XIV Feira do Livro inicia nesta quarta-feira
Abertura oficial acontece às 8h30min, no palco principal. Confira a programação e as informações gerais desta edição.
É nesta quarta-feira (5) a abertura de um dos mais aguardados eventos culturais de Erechim: a Feira do Livro, promovida pela Prefeitura de Erechim, sob coordenação da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Em sua XIV edição, integrando também a II Feira Cultural e II Mostra do Turismo, a Feira conta com uma extensa programação que envolverá crianças, jovens e adultos de Erechim e de toda região, mobilizando escolas, universidades e a comunidade em geral em quatro dias de muita cultura, informação e lazer.
A abertura oficial do evento acontece às 8h30min, no palco principal montado junto à Praça da Bandeira, sede do evento. Neste ano, foram ampliados os espaços da Feira, que contará com 27 estantes, incluindo livreiros e demais expositores. A Feira do Livro também conta com diversas outras atrações: teatro, circo, debates, palestras, apresentações musicais e de dança, seminários e lançamentos de livros marcarão estes quatro dias. A programação completa, com dias e horários das atrações, pode ser encontrada dos folders explicativos e também no site da Prefeitura de Erechim.
A coordenadora da comissão organizadora e secretária adjunta de Cultura, Esporte e Turismo do município, Clarisse Solange Maronesi, ressalta que a expectativa é de uma bela edição. “A Feira tem tomado grandes proporções, e vem crescendo a cada ano que passa, se tornando um evento de proporções regionais. A equipe trabalhou com muito empenho para que tudo estivesse da melhor forma possível para esta abertura, e acreditamos que as pessoas que por aqui passarem encontrarão muitas coisas boas, e dividirão momentos agradáveis”, diz Clarisse.
Ela explica também como funcionará o trânsito na área central durante a Feira. Clarisse afirma que a Praça da Bandeira será fechada no sentido de quem sobe da Avenida Sete de Setembro em direção à Avenida Maurício Cardoso. Porém, o trânsito será desviado pela rua paralela, que passa em frente ao Castelinho, de maneira semelhante ao que ocorre na Praça Jayme Lago quando fechada para eventos. “Quem estiver subindo a Avenida Sete de Setembro poderá desviar a Feira circundando o Largo Valério Schillo, entre o Instituto Barão do Rio Branco e o Itau, seguindo pela frente do Castelinho e contornando o Largo Celso Testa, entre a 15ª Coordenadoria de Educação e a Loja Pompeia, entrando assim na Avenida Maurício Cardoso”, diz Clarisse, reforçando que a equipe da Diretoria de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social estará coordenando o fluxo no local durante todo o dia.
Clique aqui para ver a programação completa do evento.
Confira abaixo informações sobre a patrona e o autor homenageado:
Patrona
Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa
Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1973), Mestrado em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981) e Doutorado em Letras - Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora titular/pesquisadora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: charge, humor, gêneros textuais, sociolingüística e lingüística textual.
Escritor Homenageado
Luis Augusto Fischer
Escritor, ensaísta e professor brasileiro. Nascido em Novo Hamburgo, Fischer vive em Porto Alegre desde o seu primeiro ano de vida. É formado em Letras pela UFRGS. Cursou também História, mas não concluiu. Tem mestrado e doutorado (com tese sobre Nelson Rodrigues) também pela UFRGS, onde leciona Literatura Brasileira desde 1985. Escreve regularmente para vários jornais, como Zero Hora, Folha de São Paulo e ABC Domingo (de Novo Hamburgo). Também colabora com as revistas Bravo! e Superinteressante. Entre 1993 e 1996 foi coordenador do Livro e Literatura da Secretaria de Municipal de Cultura de Porto Alegre. De 1998 a 1999 foi presidente da Associação Gaúcha de Escritores.