Prefeitura Municipal de Erechim - XIV Feira do Livro de Erechim inicia destacando importância da leitura para nosso cotidiano

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5701/xiv-feira-do-livro-de-erechim-inicia-destacando-importncia-da-leitura-para-nosso-cotidiano

05/10/2011

XIV Feira do Livro de Erechim inicia destacando importância da leitura para nosso cotidiano

XIV Feira do Livro de Erechim inicia destacando importância da leitura para nosso cotidiano

Solenidade de abertura ocorreu na manhã desta quarta-feira (05). Evento acontece até as 17h do dia 08 com muitas atrações na Praça da Bandeira.

 

A Praça da Bandeira é o palco da cultura erechinense até o próximo dia 08, sábado. Desde a manhã desta quarta-feira (5), quando ocorreu a abertura oficial da XIV Feira do Livro, que integra a II Mostra Cultural e a II Feira do Turismo de Erechim, a população erechinense tem usufruído das diversas atividades e atrações organizadas pelo Governo Municipal. Bancas de livros, apresentações teatrais, música, dança, oficinas, debates e outros belos momentos de lazer e de cultura estão agendados para este grande evento do município.
 

A Feira do Livro teve início com o gesto simbólico que marca o início de todas as edições: a entrega do sino oficial do evento, feita pelas mãos do prefeito Paulo Polis para a patrona desta edição, a professora e escritora Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa. Emocionada, ela badalou o sino para marcar oficialmente o início desta 14ª edição, falando logo em seguida da importância da valorização da cultura e de suas ideias que deram corpo ao tema desta edição: “Do ato de ler e escrever à conquista da cidadania”.


Lúcia ressaltou que, ao ser convidada pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, para ser a patrona desta edição, sentiu uma grande emoção que a levou a fazer uma reflexão, da qual surgiu o tema. “A carteira de identidade, o CPF, o título de eleitor, a carteira de motorista... eles são apenas documentos, que não garantem verdadeiramente a cidadania. A verdadeira cidadania é uma conquista do saber. É por isso que, neste evento, devemos ressaltar a importância da leitura e da escrita para todos”, disse a patrona.

 

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, lembra que, na figura da professora Pagliosa, homenageada pela Feira do Livro com o título de patrona, faz-se uma ponte com um tema essencialmente ligado à feira: a educação. “A educação lida diretamente com nosso capital humano, e tem o dever de preparar os cidadãos para o mundo. É por isso que momentos como esta Feira do Livro são tão importantes para os alunos, independente da idade ou do nível escolar. Temos imensas alternativas tecnológicas por aí, principalmente na internet, mas precisamos reforçar sempre a importância do hábito da leitura e os benefícios que ele traz para a construção do conhecimento”, falou Polis.
 

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Erechim, Artidor Andrade, lembrou durante a abertura que a Feira do Livro vem tomando proporções maiores a cada ano, agregando também outros eventos como a Mostra Cultural e a Feira do Turismo. Além da atração principal, com o comércio de livros, a Feira também proporcionará momentos que, ressalta Artidor, “ficarão marcados na mente de cada um dos cidadãos erechinenses”. O secretário convida a todos a acompanharem a programação do evento diariamente, até o dia 08, quando ocorrerá o encerramento, às 17h, no palco principal.


CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FEIRA.

 

Autor homenageado, Luis Augusto Fischer, participa de bate-papo com a patrona da Feira

 

Logo após a solenidade de abertura, no palco principal, o autor homenageado desta XIV edição da Feira do Livro, Luis Augusto Fischer, participou de um bate-papo com a patrona e também escritora Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa. Na oportunidade, eles discutiram a importância da leitura para a educação e outros assuntos ligados à valorização do livro e da prática da leitura. Ficher trouxe um pouco de sua experiência para alunos do magistério e do ensino médio de Erechim.


O autor homenageado desta edição é
formado em Letras pela UFRGS. Tem mestrado e doutorado (com tese sobre Nelson Rodrigues) também pela UFRGS, onde leciona Literatura Brasileira desde 1985. Escreve regularmente para vários jornais, como Zero Hora, Folha de São Paulo e ABC Domingo (de Novo Hamburgo). Também colabora com as revistas Bravo! e Superinteressante. Entre 1993 e 1996 foi coordenador do Livro e Literatura da Secretaria de Municipal de Cultura de Porto Alegre. De 1998 a 1999 foi presidente da Associação Gaúcha de Escritores.