Prefeitura Municipal de Erechim - Programa de microcrédito reduz juros para micro e pequeno empresário

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5702/programa-de-microcrdito-reduz-juros-para-micro-e-pequeno-empresrio

05/10/2011

Programa de microcrédito reduz juros para micro e pequeno empresário

Programa de microcrédito reduz juros para micro e pequeno empresário

Programa de microcrédito reduz juros para micro e pequeno empresário

Os micro e pequenos empresários de Erechim poderão, nos próximos dias, usufruir das vantagens do Programa Gaúcho de Microcrédito. Para tanto, o Governo de Erechim acertou com o Governo do Estado, através da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, que se credenciou junto ao Governo Federal, para operar junto ao Programa Crescer, com uma taxa de juro de 8% ao ano. O programa surge como uma forte oportunidade para esta parcela que compõe a maior parte da economia erechinense: as micro e pequenas empresas.
 

Em reunião realizada na última sexta-feira (30), o prefeito de Erechim, Paulo Polis, acompanhado do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Alam Comin, reuniu-se com o gerente da Cresol em Erechim, Carlos Copercini, com o gerente executivo de microcrédito do Banrisul, Roberto Zimmer, e com o chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Rogélio Antônio Hermes, para acertar os últimos detalhes para a adesão do município ao programa.


Os interessados podem buscar informações junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua Espírito Santo, número 123. O microcrédito será repassado via Cooperativas de Créditos Singulares ou Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (
OSCIP) , em uma parceria que une os poderes públicos Municipal, Estadual e Federal.

 

Para o prefeito Paulo Polis, são parcerias como esta que proporcionam o crescimento dos micro e pequenos empresários, e que fortalecem cada vez mais esta caminhada de desenvolvimento econômico do município. “Proporcionar oportunidades como esta para os micro e pequenos empresários é fundamental para o desenvolvimento de Erechim. Não são apenas dos grandes investimentos que se fazem as grandes cidades. O giro capital diário depende essencialmente do rendimento das micro e pequenas empresas, que fazem o dia a dia da cidade, e é dever do poder público incentivar a prospecção destes empreendedores”, afirma o prefeito.


O Programa Crescer tem juros de 8% ao ano, bem abaixo das taxas atualmente praticadas no microcrédito, que chegam até a 60% ao ano. Além dos juros mais baixos, a Taxa de Abertura de Crédito (TAC) também teve redução, passando de 3% sobre o valor financiado para 1% sobre o valor do crédito.