Prefeitura Municipal de Erechim - Governo de Erechim mobilizado na campanha do Dia da Alimentação

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5730/governo-de-erechim-mobilizado-na-campanha-do-dia-da-alimentao

17/10/2011

Governo de Erechim mobilizado na campanha do Dia da Alimentação

Governo de Erechim mobilizado na campanha do Dia da Alimentação

Governo de Erechim mobilizado na campanha do Dia da Alimentação
Governo de Erechim mobilizado na campanha do Dia da Alimentação

A conscientização sobre graves problemas da alimentação em nosso mundo é o foco da campanha pelo Dia Mundial da Alimentação, para a qual o Governo Municipal, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e a URI-Campus de Erechim, realizou nesta segunda-feira (17) uma série de atividades. Durante o dia, servidores estiveram em estande montado junto à esquina democrática, no cruzamento da Avenida Maurício Cardoso com as ruas Itália e Nelson Ellers, para alertar à população sobre questões como obesidade, fome e desperdício de alimentos.
 

Por se tratar de um assunto mais ligado à nossa realidade, o principal foco da ação em Erechim foi a obesidade, tratando especialmente também da importância de manter uma alimentação saudável. No local, foram disponibilizados gratuitamente avaliação nutricional através de cálculos de IMC (Índice de Massa Corporal) e da relação cintura-quadril. Também houve distribuição de folders educativos e preventivos e orientação nutricional. As pessoas avaliadas durante o dia que necessitavam de atendimento especializado foram referenciadas para o Grupo Vida e Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.
 

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde e coordenador da ação, Jackson Arpini, um bom número de pessoas passou pelo local durante a ação, que teve como slogan “Alimentação e Equilíbrio: a mais saborosa combinação”. Ele ressalta que, de acordo com estudos do IBGE, está aumentando o número de pessoas obesas. As pesquisas indicam que há cerca de 17 milhões de obesos no Brasil, o que representa 9,6% da população. A Organização Mundial da Saúde, conplementa ele, considera a obesidade um dos dez principais problemas de saúde pública do mundo.