Prefeitura Municipal de Erechim - Senai quer construir uma nova unidade em Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/574/senai-quer-construir-uma-nova-unidade-em-erechim

04/05/2007

Senai quer construir uma nova unidade em Erechim

Senai quer construir uma nova unidade em Erechim

O prefeito Eloi Zanella participou da reunião do Conselho Consultivo da Unidade do Senai realizada nesta quinta-feira (3) no Centro de Formação Profissional Senai José Oscar Salazar. Ele esteve acompanhado da secretária Eni Scandolara (Educação) e do secretário José Rodolfo Mantovani (Desenvolvimento Econômico). Pelo Conselho, o presidente Rogégio Meneguzzo e os conselheiros representantes das atividades industriais: Jandir Antonio Cantele (Intecnial), Glauber Pezzin (Peccin S/A), Neri Frizzo (Metalfrizzo), Eloi Brendler (Brendler Confecções), Volmar José Hlavac; outros órgãos: Gladstone Dassoller (15ª CRE), Eni Scandolara (Prefeitura Municipal). Pela Unidade do Senai: Delnei da Cunha Fialho (Diretor do Centro de Educação Profissional), Sérgio Francisco Kölln (Coordenador do Centro de Educação), João Luiz Damasceno de Lima (Representante dos Docentes), Leonardo Debastiani (Representante dos Alunos). Vários assuntos fizeram parte da pauta, mas um especial envolve a participação do município. O presidente do Conselho, Rogério Meneguzzo anunciou que esteve conversando com o prefeito sobre uma parceria para a construção de uma nova Unidade Senai em Erechim. “Temos que pensar em algo grande para Erechim e região” - sustenta.


Relatório
Na abertura da reunião o diretor Delnei Fialho apresentou um relatório, onde é visível o crescimento da demanda de cursos. O crescimento das matrículas nos últimos três anos, e o que vem sendo realizado para tornar a unidade de Erechim auto-sustentável economicamente. Delnei frisou que a parceria com a Prefeitura Municipal para realização dos cursos do programa Ação Municipal de Qualificação Profissional – Desenvolvendo Talentos para gerar empregabilidade, vem contribuindo para mudar o cenário econômico da Unidade Senai Erechim.


Números
Em 2003 foram 1209 matrículas; em 2004 subiu para 1.336; 2005 para 1.713 e 2006 fechou o exercício com 1.972. O crescimento foi de 61,3%. A repercussão no número de horas/aula também é significativa: em 2003/192.00 h, 2004/244.426 h, 2005/285.438 h, 2006/333.873 h. O crescimento das matrículas repercutiu na redução do custo final. O índice de comprometimento financeiro dos últimos quatro anos foi: em 2003, para cada 1 Real arrecadado foram gastos 4,08 reais, em 2004/2,82 - em 2005/2,05 – em 2006/1,66 reais. O último ano foi um dos melhores desempenhos de todas as Unidades Senai no RS, destacou o diretor. A expectativa fica para o ano de 2007.


Prefeitura
A partir do ano de 2005 a governo municipal investiu R$ 886 mil no pagamento 108 cursos profissionalizantes oferecidos para  1.342 trabalhadores em 18 áreas específicas. De acordo com pesquisa recente, 72,46% dos trabalhadores que foram certificados estão no mercado de trabalho.


Compromisso
O prefeito explicou que este era um compromisso assumido com os empregadores e com os trabalhadores. “Como não foi possível conseguir a liberação para o município construir uma escola técnica a saída foi procurar uma parceria de nível e nada melhor do Senai, por seu histórico na área de ensino profissionalizante” - disse. Outro fator importante que contribui para o resultado positivo do programa é que foi seguida a orientação do Senai que direcionou os cursos para ás áreas com mercado de trabalho aberto – acrescentou. 


Nova Unidade
Na avaliação do presidente Rogério Meneguzzo o aumento da demanda pelos cursos do Senai está exigindo a ampliação dos serviços da Unidade de Erechim. Por isso, a procura pelo Executivo Municipal para viabilização de uma área compatível com a projeção de instalações confortáveis e modernas e melhor equipadas.
Rogério entende que não é conflitante a construção de uma nova escola técnica em Erechim com o projeto que está sendo apresentado pelo governo federal, onde Erechim está habilitado para receber uma das 150 unidades que serão construídas no país. “Caxias do Sul, onde existem seis unidades do Senai, também terá uma escola técnica do governo federal”, citou.


Apoio
O prefeito Eloi Zanella concorda que os projetos são diferentes e deverá destinar um terreno na área de 168 mil m2, recentemente adquirida pela prefeitura no Bairro do Linho. Serão destinados 10 mil m2 para o Senai. Para o CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica – já foram prometidos 20 mil m2, mas, no total, chegará aos 60 mil m2 para todo o complexo que deverá ter a sua construção anunciada pelo governo federal para o  próximo ano.  


Qualidade
O conselheiro Jandir Antônio Cantele acrescentou quanto ao aumento do número de alunos matriculados e a diminuição do custo para o Senai que a comunidade, ela tem capacidade de sustentar o custo da educação para a formação operacional. “Isso significa duas coisas: uma que nós temos capacidade, outra que nós temos o direito de exigir mais investimentos. O que estamos fazendo aqui tem mais qualidade, com mais competência”, resumiu.