Prefeitura Municipal de Erechim - Governo municipal debate a educação em tempo integral

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5775/governo-municipal-debate-a-educao-em-tempo-integral

27/10/2011

Governo municipal debate a educação em tempo integral

Governo municipal debate a educação em tempo integral

Governo municipal debate a educação em tempo integral
Governo municipal debate a educação em tempo integral

 

Experiências, resultados e um panorama sobre o programa “Mais Educação” foram socializadas junto a educadores, monitores e acadêmicos na última semana. Coordenadora do MEC falou sobre o programa e os rumos da educação em tempo integral no país

 

           Na última sexta-feira (21), o salão de atos da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE) foi tomado por educadores, monitores do programa “Mais Educação” e acadêmicos para a realização de uma discussão ampla sobre a educação de tempo integral. A diretora de Currículo e Educação Integral SEB/MEC Jaqueline Moll foi a palestrante da noite. A erechinense coordena atualmente, junto ao Ministério da Educação, a implantação do programa Mais Educação como estratégia para a indução da política de educação integral no Brasil.

 

           A banda de fanfarra da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti, e que participa do programa “Mais Educação”, apresentou cinco músicas na abertura do evento. Em Erechim são mais de 1300 alunos que participam do programa implantado nas escolas municipais. As diversas atividades consistem em aulas de ciências, letramento, atletismo, basquete de rua, basquetebol, handebol, futsal, voleibol, banda fanfarra, canto coral, capoeira, danças, desenho, leitura, hip-hop, karatê, matemática, leitura, português, percussão, teatro, fotografia, história em quadrinhos, jornal e rádio escolar.

 

           O secretário municipal da Educação Anacleto Zanella, destacou a importância da educação em tempo integral e falou sobre o programa Mais Educação realizado nas escolas municipais. “É realmente compensador ver o rendimento de nossos alunos aumentar a cada bimestre, eles melhoram não apenas na escola dentro da sala de aula por meio das disciplinas, mas principalmente no meio onde vivem, se tornam pessoas melhores construindo uma sociedade melhor, cidadania e dignidade são atributos importantíssimos no processo de inclusão que nosso governo tanto trabalha e incentiva”, disse o secretário.

 

           Já o reitor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) Jaime Giolo, destacou a “aplicação exemplar da Jaqueline Moll na questão da educação em tempo integral, essa mulher realmente respira a academia e faz com que os projetos educacionais no nosso país, como é o exemplo do 'Mais Educação', tomarem uma forma concreta, ganhando corpo e se estruturando como uma realidade possível e presente, sem contar o exemplo de mãe e cidadã de caráter, temos muito a ouvir, debater e trabalhar depois dessa noite, tenham todos uma excelente palestra”, encaminhou o reitor da UFFS.

 

           Sob o tema “Educação Integral: Desafios do Brasil do século XXI”, a coordenadora Jaqueline Moll falou sobre o programa Mais Educação indicando números, evolução e a importância do projeto no sistema educacional brasileiro. O programa aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

 

            O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

 

           Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

 

           A coordenadora do programa Mais Educação, Jaqueline Moll também lançou o seu mais recente trabalho, “Caminhos de educação no Brasil, direito a outros tempos e espaços educativos”. “A educação é a forma mais eficaz de se construir uma sociedade igualitária, por isso o aperfeiçoamento de programas educacionais devem ser constantes na vida de cada brasileiro”, comentou.

 

          Estiveram presentes no evento além de educadores, acadêmicos, monitores do programa “Mais Educação”, representantes da URI Campus de Erechim, FAE, UFFS, secretaria municipal da Educação e equipes pedagógicas de vários municípios da região.