Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura Municipal realiza ações para sensibilizar a população sobre a obesidade

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5779/prefeitura-municipal-realiza-aes-para-sensibilizar-a-populao-sobre-a-obesidade

31/10/2011

Prefeitura Municipal realiza ações para sensibilizar a população sobre a obesidade

Prefeitura Municipal realiza ações para sensibilizar a população sobre a obesidade

 

A Prefeitura de Erechim, através do Setor de Nutrição da Secretaria Municipal da Saúde juntamente com o Conselho Municipal de Saúde e URI – Campus de Erechim, em comemoração ao Dia Mundial de Alimentação e integrando a campanha nacional “Fome, Obesidade, Desperdício: não alimente este problema”, realizou ações para sensibilizar a população sobre o tema da obesidade.

 

Foram realizadas 245 avaliações nutricionais, através de cálculos do índice de Massa Corporal (IMC) e relação cintura-quadril de acordo com o resultado do estado nutricional, orientações de hábitos de vida saudáveis, distribuição do prato decorativo com mosaico do artista plastico Athos Bulcão fornecido pelo conselho Regional de Nutrição (CRN2) e de folders educativos sobre diabetes, dislipidemia, hipertensão, obesidade infantil e alimentação equilibrada. Mais de 300 pessoas verificaram a pressão arterial nesta ação.

 

Os resultados obtidos na avaliação das 245 pessoas foi preocupante devido ao grande número de pessoas com sobrepeso e obesidade. Somando os dois índices, 61,2% dos atendidos estão em risco nutricional.

 

O calculo de relação cintura-quadril diagnosticou que 41,22% das pessoas avaliadas estão com a circunferência abdominal elevada. A obesidade abdominal ou a obesidade androide, isto é, o aumento de tecido adiposo na região abdominal, é considerada um fator de risco para diversas morbidades, representando risco diferenciado quando comparada com outras formas de distribuição de gordura corporal. Estudos têm sido consistentes em apontar a circunferência da cintura (CC) como a medida antropométrica melhor correlacionada a quantidade de tecido adiposo visceral. O acúmulo de tecido adiposo na região abdominal é reconhecido, principalmente, como fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, dislipidemias e síndrome metabólica.



                         Com esta atividade foi possível detectar as necessidades da população que foi avaliada , dando a elas informações para que possam entrar em contato com o Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde de Erechim para fazer parte do Grupo Vida e Saúde. Para quem quiser contatar o grupo, ele atende no telefone 3520-7200. As mulheres que passaram pela tenda montada na Esquina Democrática também receberam informações através do Setor Materno Infantil sobre Outubro Rosa, que visa intensificar a conscientização das mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama através do auto exame

 

A obesidade é uma doença cada vez mais comum, cuja prevalência já atinge proporções epidêmicas. Uma grande preocupação é o risco elevado de doenças associadas ao sobrepeso e a obesidade, tais como diabetes, doenças cardiovasculares e alguns cânceres. É importante o conhecimento das comorbidades mais frequentes para permitir o diagnóstico precoce e o tratamento destas condições, e para identificar os pacientes que podem se beneficiar com a perda de peso. Isso permitirá a identificação precoce e avaliação de risco, de forma que as intervenções adequadas possam ser realizadas para reduzir a mortalidade associada.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o brasileiro consome açúcares (refrigerantes, sucos e bebidas adocicadas) sal e gorduras acima do recomendado. Essa tendência tem favorecido a maior incidência de doenças crônicas. A obesidade é um desafio mundial, pelo que representa de redução na expectativa de vida e nos custos dos serviços de saúde.


 

 

Confira os resultados da avaliação nutricional da ação realizada na Esquina Democrática no dia 17 de outubro:

 Atendimentos: 245 pessoas

Sexo: masculino 91 = 37,14%

feminino 154 = 62,87%

 Idade

< 18 – 4,08%

18 – 25 – 11,42%

26 – 35 – 11,02%

36 – 45 – 12,65%

46 – 55 – 22,04%

56 – 65 – 17,95%

66 – 75 – 18,36%

>75 – 2,44%

 IMC

Baixo – 1,63%

Normal – 37,14%

Sobrepeso – 37,95%

Obesidade I – 16,73%

Obesidade II – 4,89%

Obesidade III – 1,63%

Sobrepeso+Obesidades 61,2%

 

RCQ

Normal – 57,77%

Elevado – 41,22%

Nutricionistas: Cleusa de Vargas e Váleria da Silva