Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim ganha mais uma feira setorial
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5794/erechim-ganha-mais-uma-feira-setorial

04/11/2011

Erechim ganha mais uma feira setorial

Erechim ganha mais uma feira setorial

 

É a I Feira da Agricultura Familiar que será realizada em janeiro do ano que vem juntamente com a XI edição da Festa di Bacco

 

                A consolidação da primeira feira setorial de Erechim, a “Construir – Feira da Construção e Mobiliário” juntamente com a experiência de ser o primeiro município do Brasil a cumprir a legislação que determina que 30% dos recursos recebidos do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, para a alimentação das escolas municipais seja destinado à compra de produtos da agricultura familiar, e em menos de um ano e meio, 100% destes recursos serem destinados a essa aquisição, deu a garantia que faltava para o munícipio dar um passo importante no que diz respeito a agricultura familiar, realizando a sua segunda feira setorial do município.

              Erechim e região ganharão, a partir do início do ano que vem, a I Feira da Agricultura Familiar, que agregará a sua programação a já tradicional Festa di Bacco, a festa da uva de Erechim. “Será uma grande oportunidade para dar mais visibilidade aos nossos agricultores, aos seus produtos, um incremento na sua renda, o incentivo para que permaneçam no campo”, destacou o prefeito Paulo Polis, que participou do lançamento do evento na noite desta quinta-feira, dia 03, no Seminário Nossa Senhora de Fátima.

             Conforme o prefeito, a união entre diversas entidades é que está dando vida a mais esta feira setorial. “É com o apoio de todos, Fetraf-Sul, Comissão da Festa di Bacco, Governo do Estado, Prefeitura, municípios da região, e todas as demais entidades ligadas a agricultura familiar é que farão deste um dos grandes eventos de Erechim”, resumiu.

             A comissão organizadora é composta pelo coordenador do Sutraf, Ari Pertuzatti, pelo vereador Lucas Farina, pelo gerente adjunto da Emater/RS-Ascar de Erechim, Paulo Trierveiler e pelo secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim, Hermes Kamanski

             A I Feira da Agricultura Familia e a XI Festa di Bacco, que acontecerá de 20 a 22 de janeiro no Parque da Accie, tem por objetivo identificar e aproximar os fatores que compõe a relação campo/cidade, buscando dar visibilidade à cultura étnica e de raíz intrínseca à agricultura familiar, além de apresentar, com enfoque na cultura étnica impulsionadora da produção, produtos e serviços da agricultura familiar, bem como promover a difusão da cultura do meio rural, em especial a relacionada com as etnias colonizadoras, com ênfase na cultura italiana, incentivando a sua apropriação pelas gerações mais recentes e pela comunidade urbana, promover o turismo rural na agricultura familiar; integrar todos os municípios da região num projeto para o desenvolvimento cultural, econômico e social; promover a permanência dos agricultores familiares no meio rural garantindo a sucessão nas propriedades, através da valorização da cultura e da geração de emprego e aumento da renda; consolidar o Alto Uruguai como um grande pólo de cultura étnica e apresentar os empreendimentos da agricultura familiar constituídos a partir do modo de vida gerado por essas culturas; proporcionar à população do sul do país acesso de forma gratuita ou com baixo custo a toda a programação do evento.

               O público estimado é de 60 mil visitantes. Serão cerca de 184 expositores ocupando um espaço de 1.902 metros quadrados. O pavilhão 1 apresentará tecnologia e produtos para a agricultura familiar com 109 expositores, e o pavilhão 2 o consumidor encontrará produtos das agroindústrias familiares para adquirir com cerca de 75 expositores. A praça de alimentação será temática com cozinhas das agroindústrias e restaurantes coloniais, ocupando em torno de 1.000m².

             Vários shows já estão confirmados, entre eles Délcio Tavares, Iotti, Gruppo Sul Paion, Orquestra Gaúcha de Viola Caipira, Márcio Rech além dos grupos culturais da região.

 

Entre as atrações também estão:

  • Desfile da Festa di Bacco: Com o tema “Vinho, História e Magia – Nossas Origens Nosso Orgulho”, contará a história da mitologia e das cantinas da região, as origens da agricultura familiar, o desenvolvimento, o orgulho e o que representam atualmente as atividades rurais para a vida das familías, retratadas através das artes cênicas, danças, cantos e da interação com o público.

  • Passeios turísticos: Nas propriedades cadastradas no programa de Turismo Rural, pelo Vale dos Parreirais e Vale do Dourado.

  • Momento da Cultura Regional: Apresentações artísticas e culturais dos municípios da região Alto Uruguai, com cronograma de apresentações durante os dias 20, 21 e 22 intercalando com palco interno e cortejos culturais pelos pavilhões do evento.

  • Exposição fotográfica Vale dos Parreirais e Vale Dourado: Exposição Fotográfica das belezas naturais, culturais e artísticas do Vale dos Parreirais e do Vale do Dourado, retratando a vida diária nas áreas rurais de Erechim.

  • Espaço Turismo Rural Vale dos Parreirais e Vale do Dourado: Ambiente retratando a cultura da uva e do vinho e as tradicionais propriedades rurais.

  • Espaço Turismo Regional Microrregião Termas e Lagos: Stand para o turismo rural, através do Fórum Regional do Turismo.

  • Trilha dos Parreirais: Passeio de moto e excursões em visitas aos parreirais de Erechim e municípios lindeiros.

  • Um mundo de lembranças, um sonho de criança: Resgate da cultura e da memória dos imigrantes, trazendo as histórias e as brincadeiras infantis da época.

  • Museu Rural: Mostra da história dos antepassados da região.

  • Nichos da culinária da uva e do vinho: Disponibilização de receitas que contenham como ingredientes principais a uva ou o vinho.