Prefeitura Municipal de Erechim - Polis destaca o papel do Arquivo Histórico e dá detalhes sobre o novo museu

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5822/polis-destaca-o-papel-do-arquivo-histrico-e-d-detalhes-sobre-o-novo-museu

17/11/2011

Polis destaca o papel do Arquivo Histórico e dá detalhes sobre o novo museu

Polis destaca o papel do Arquivo Histórico e dá detalhes sobre o novo museu

Polis destaca o papel do Arquivo Histórico e dá detalhes sobre o novo museu
Polis destaca o papel do Arquivo Histórico e dá detalhes sobre o novo museu

 

Em um coquetel comemorativo aos 31 anos do Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font, prefeito Polis destacou a construção coletiva e falou sobre o processo de relocação do museu junto à estação ferroviária

 

           O Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font completa na próxima sexta-feira (18) 31 anos de funcionamento. Porém na última quinta-feira (17), o prefeito Polis participou de um coquetel organizado pela equipe do Arquivo Histórico.

 

           Na ocasião o coordenador do Arquivo Rodrigo Alves Pereira, destacou a presença de todos os convidados e disse que “é gratificante ver tanta gente que preserva a história de nosso município presentes nesse ato, isso mostra unidade e nos dá a dimensão de como nossa comunidade cuida de nossas raízes”, destacou.

 

           Já o prefeito Paulo Polis destacou o trabalho desenvolvido pela equipe do Arquivo Histórico, e enalteceu a participação dos colaboradores quanto a preservação da história do povo erechinense. “Respeitar nossa história é tarefa essencial para desenvolvermos um projeto de sociedade empreendedora, capaz de crescer na coletividade, essa fraternidade característica de nosso povo é o que faz com que o município cresça e se desenvolva com solidez. E é nessa perspectiva de respeito à nossa história que conseguimos a poucos dias junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres, a empresa América Latina Logística e ao governo Federal, o termo de cessão de uso da área da estação ferroviária que servirá para instalarmos o nosso museu nesse marco de crescimento regional e integrado da nossa história, nos reuniremos com a comunidade para pensarmos a melhor forma de instalação do museu bem como o seu funcionamento, perto da estação temos um projeto para a construção de um terminal rodoviário urbano, que auxiliará substancialmente no bom andamento do nosso trânsito, essa é mais uma conquista histórica para Erechim”, comemorou.

 

           Estiveram presentes no evento representantes da UERGS, UFFS, URI, professores e historiadores que contribuem diretamente com o Arquivo Histórico municipal e secretários municipais. O Arquivo Histórico foi criado pela Lei nº 1.717, em 18 de novembro de 1980, com o objetivo de resgatar, guardar, conservar e divulgar a história de Erechim. Busca a conscientização sobre a importância do documento histórico e trabalha pelo acesso à informação, princípio básico da cidadania. Sob sua guarda estão acervos documentais, fotográficos, orais e visuais.

 

           O Arquivo desenvolve trabalhos de organização e classificação do acervo fotográfico e registro das mesmas, classificação de documentos, resgate de dados históricos, pesquisa de informações, entre outras atividades. O atendimento ao público se dá nos seguintes horários: no turno da manhã das 8 horas às 11h30min e no turno da tarde das 13h30min às 18 horas, de segunda-feira à sexta-feira. Nas quintas-feiras à tarde é expediente interno, não havendo, atendimento ao público.