Prefeitura Municipal de Erechim - Programa Saber Viver certifica alunos na Escola Luiz Badalotti

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5878/programa-saber-viver-certifica-alunos-na-escola-luiz-badalotti

06/12/2011

Programa Saber Viver certifica alunos na Escola Luiz Badalotti

Programa Saber Viver certifica alunos na Escola Luiz Badalotti

Prefeito municipal, Paulo Polis, e a primeira dama Cristiane Zamboni Polis, idealizadora do projeto, entregaram os certificados aos mais de 60 adolescentes participantes, constatando importância das atividades do projeto para o crescimento dos jovens



Estimular o debate e sanar dúvidas sobre importantes assuntos como sexualidade, gravidez na adolescência, desenvolvimento corporal e comportamento. É com esta proposta que o Programa Saber Viver, promovido pelo Governo de Erechim, tem trabalhado junto a adolescentes da rede municipal de ensino em 2011, proporcionando momentos de aprendizado e autoconhecimento que vão além do conteúdo programado pelos professores nas diversas disciplinas do currículo escolar.
 

Na manhã desta terça-feira (6), o prefeito municipal, Paulo Polis, acompanhado da primeira dama do município, Cristiane Zamboni Polis, idealizadora do projeto, pôde conferir o resultado deste trabalho na Escola Municipal Luiz Badalotti, na qual mais de 60 jovens foram certificados por sua participação no programa, demonstrando grande entusiasmo pelo resultado atingido através do trabalho realizado pelo Gabinete da Primeira Dama e pelas secretarias de Educação e Saúde.
 

Resultado transmitido com muita emoção pelos alunos e pela direção da escola. Logo após a entrega dos certificados, solicitando a palavra para dar seu depoimento ao prefeito Polis, a adolescente Mayara Argenta ressaltou o quanto o projeto fez bem para ela, esclarecendo muitas dúvidas típicas desta fase tão delicada da vida de todos. Também deixou um pedido ao prefeito municipal: “Gostaria que este projeto nunca terminasse, pois assim como eu muitos outros jovens terão a oportunidade de aprender o que eu pude aprender, e que tenho certeza que será muito importante para a minha vida”, disse a jovem.
 

O prefeito Paulo Polis reforçou o compromisso do Governo Municipal em desenvolver programas como este, que são de extremo benefício para a população. “Uma das principais metas da administração municipal é cuidar das pessoas, e para isso temos trabalhado intensamente na questão da educação e da conscientização, com programas que trabalham nas diversas faixas-etárias e classes sociais do município. É desta forma que se constroi uma cidade cada vez melhor para se viver”.
 

A primeira dama do município, Cristiane Zamboni Polis, salientou que a principal proposta do projeto é trabalhar assuntos que estão diretamente relacionados com a vida dos jovens, e que são de grande influência para seu desenvolvimento. “O aprendizado conquistado com a participação no Saber Viver não é aquele que será utilizado para as provas ou para o vestibular, mas que será fundamental para o comportamento e para o desenvolvimento pessoal destes jovens, auxiliando a conscientizá-los da importância de se ter cuidado com gravidez ”, disse ela.


O programa Saber Viver teve início em agosto de 2010, trabalhando ao longo deste tempo com mais de mil jovens das escolas do município. Segundo a coordenadora Luciana Baruffi, “o Saber Viver reconhece o adolescente e o jovem não como um problema, mas como o protagonista de sua história, onde a escolha do caminho pode fazer toda a diferença na prevenção da gravidez na adolescência, de doenças sexualmente transmissíveis, das drogas e do álcool. É um espaço para que adolescentes e jovens possam participar efetivamente, perguntando, questionando, tirando todas as suas dúvidas sem ser pressionado ou ridicularizado moralmente”.


Também estiveram presentes na certificação a diretora pedagógica da secretaria de Educação, Deise Rigon; a assistente social da secretaria da Saúde, Cláudia Paiva; a diretora da Escola Municipal Luiz Badalotti, Cátia Regina Scariot; a secretária de Cultura, Esporte e Turismo do município, Clarisse Solange Maronesi; o vereador José da Cruz.