Prefeitura Municipal de Erechim - Governo Municipal debate plano de ação para Habitação em 2012

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5904/governo-municipal-debate-plano-de-ao-para-habitao-em-2012

14/12/2011

Governo Municipal debate plano de ação para Habitação em 2012

Governo Municipal debate plano de ação para Habitação em 2012

Governo Municipal debate plano de ação para Habitação em 2012
Governo Municipal debate plano de ação para Habitação em 2012

 

Ações realizadas pelo governo Polis na habitação foram apresentadas. Pesquisa desenvolvida pela URI também foi exposta e debatida. Posse do Conselho Municipal de Habitação acontecerá na próxima semana

 

           O Governo Municipal através da Secretaria de Obras Públicas e Habitação, reuniu na manhã desta quarta-feira (9), no Salão Nobre da Prefeitura, representantes do Conselho Municipal de Habitação, Grupo de Análise de Empreendimento, Comissão de Fiscalização e Acompanhamento do Plano Local de Habitação e Interesse Social e a Comissão Minha Casa Minha Vida, para tratar do plano de ação do Departamento de Habitação para o ano de 2012.

 

           Os professores e representantes da Universidade Regional Integrada – URI -, Carlos Silva e Nédio Piran, apresentaram o diagnóstico feito através de pesquisa e entrevistas dos principais problemas de habitação encontrados na cidade, logo após, o diretor de Habitação Joselito Onhate, apresentou os projetos que foram feitos na área de habitação nos últimos três anos. Em seguida, o grupo debateu ideias para diretrizes e estratégias que possam resolver a situação dos bairros analisados.

 

           Na ocasião foi apresentado o grupo de Análise de Empreendimento, que tem como objetivo analisar a viabilidade dos projetos, segundo Jocelito Onhate, “para tanto é necessário o envolvimento de várias secretarias como secretaria municipal de Obras e Habitação, secretaria municipal de Coordenação e Planejamento, secretaria municipal de Segurança Pública e Proteção Social, secretaria municipal de Meio Ambiente e secretaria municipal de Cidadania”, caracteriza.

 

            O secretário de Obras Públicas e Habitação Enio Faitão, destacou que “esse é o momento de discussão e aperfeiçoamento do plano de habitação, que com base no estudo realizado pela URI, nos deu um norte dos problemas habitacionais que enfrentamos na cidade”, disse.

 

           O contador da secretaria municipal da Fazenda Edson Kamler, falou aos presentes sobre o fundo local de habitação, que tem por objetivo centralizar e gerenciar recursos orçamentários para os programas habitacionais de interesse social, direcionado à população de baixa renda vinculado diretamente à secretaria municipal de Obras Públicas e Habitação. Segundo Edson, “a arrecadação do fundo em 2010 foi de R$ 956,399,00, foram usados dessa arrecadação R$ 427 mil, e o restante foi usado no auxílio das construções de casas no ano corrente”, explicou.

 

           Na próxima segunda-feira (19) será realizada a posse de sete membros do Conselho Municipal de Habitação, e seus respectivos suplentes. O Conselho municipal de Habitação tem por objetivo assegurar a participação da comunidade na elaboração e implementação de programas habitacionais na área social.