Prefeitura Municipal de Erechim - Bloco cirúrgico do Hospital Santa Terezinha será ampliado

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5954/bloco-cirrgico-do-hospital-santa-terezinha-ser-ampliado

30/12/2011

Bloco cirúrgico do Hospital Santa Terezinha será ampliado

Bloco cirúrgico do Hospital Santa Terezinha será ampliado

Bloco cirúrgico do Hospital Santa Terezinha será ampliado
Bloco cirúrgico do Hospital Santa Terezinha será ampliado

 

Contrato e ordem de início das obras foram assinados nesta quinta-feira

 

             O sistema público de saúde em Erechim vai fechar o ano de 2011 com uma série de grandes notícias. A mais recente é o contrato e a ordem de serviço para ampliação e reforma do centro cirúrgico e central de materiais esterilizados da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim assinado na tarde desta quinta-feira, dia 29 de dezembro, no salão nobre da prefeitura de Erechim, pelo prefeito Paulo Polis, diretor executivo do hospital, Sidney Rugeri e André Luiz Otolakoski Rubbo, da Rubbo Engenharia Ltda, empresa vencedora da licitação.

           A obra, aguardada há muitos anos, tem o prazo de 10 meses para ser concluída e deverá duplicar a capacidade de realização de cirurgias no local. Hoje são feitas hoje cerca de 600 cirurgias por mês. Para tanto, cinco novas salas de cirurgia irão se somar às cinco salas já existentes.

           O valor global da obra é de R$ 1.514.217,24 custeados com recursos provenientes de demandas selecionadas pela população na Consulta Popular, na qual foi uma prioridade regional de 2004 a 2010. O valor já está empenhado na conta do hospital e as obras iniciam na próxima semana.

           O prefeito Paulo Polis lembrou que esta é uma demanda reprimida da comunidade e que o investimento soma-se a tantos outros conquistados pela instituição nos últimos meses. Conforme ele, “tanto a reforma e ampliação do bloco cirúrgico quanto a ampliação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, cujo edital para a obra de mais de R$ 4 milhões será lançado em breve, são necessidades do Santa Terezinha, para que o serviço prestado à população continue crescendo em eficiência e em qualidade”.

           Polis afirma que o aprimoramento da prestação de serviços do Hospital Santa Terezinha tem sido foco para a saúde de Erechim desde o primeiro ano de administração. “E a qualificação do serviço passa tanto pelo fortalecimento da obra física do Hospital quanto de seus recursos humanos”, diz Polis. “No primeiro ano de governo, realizamos um realinhamento do quadro salarial para todos os funcionários do hospital, que passaram a ter salários mais justos com as funções que exercem. Agora, com este grande investimento, iremos fortalecer ainda mais a estrutura do Hospital para ampliar a capacidade de atendimento e incentivar cada vez mais seu crescimento”, conclui Polis, ressaltando que 95% dos atendimentos do Santa Terezinha são realizados via SUS, e que o índice de satisfação , conforme a Ouvidoria Municipal , é superior a 90%.

            Segundo o administrador do Hospital Santa Terezinha, Sidnei Rugeri, em virtude da limitação do espaço físico ao seu redor, a ampliação do bloco cirúrgico ocorrerá verticalmente, com a construção de novos andares em cima da estrutura já existente, que será reforçada para sustentar as novas instalações. Junto da ampliação, também está prevista uma reforma estética na parte exterior do Hospital, dando um visual mais moderno e bonito para esta referência em atendimento hospitalar de que dispõe Erechim.