Prefeitura Municipal de Erechim - Abertura da safra da uva inicia contagem regressiva para Feira da Agricultura Familiar e Festa di Bacco

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5979/abertura-da-safra-da-uva-inicia-contagem-regressiva-para-feira-da-agricultura-familiar-e-festa-di-bacco

12/01/2012

Abertura da safra da uva inicia contagem regressiva para Feira da Agricultura Familiar e Festa di Bacco

Abertura da safra da uva inicia contagem regressiva para Feira da Agricultura Familiar e Festa di Bacco

Solenidade que marcou início da colheita aconteceu na propriedade de Olinto Batistella, na divisa entre Erechim e Barão de Cotegipe


A safra da uva está aberta em Erechim. Na tarde desta quarta-feira (11), na propriedade de Olinto Batistella, localizada próximo à divisa entre Erechim e o município de Barão de Cotegipe, autoridades municipais e regionais, comissões de organização da I Feira da Agricultura Familiar e XI Festa di Bacco de Erechim e produtores rurais se reuniram para dar início à colheita. No local, a colheita simbólica de um cacho de uva marcou oficialmente o início das atividades.
 

Nos próximos dias, os produtores rurais do município trabalharão em ritmo intenso para que no próximo dia 20, na abertura da Feira e da Festa di Bacco, que acontecerão no Parque da Accie, a população possa degustar os deliciosos produtos das agroindústrias e da agricultura familiar de Erechim e região. Mais de 100 agroindústrias e produtores de uva e vinho, além de restaurantes, exposições de tecnologia, oficinas e atrações culturais marcarão a festa, que vai até dia 23.
 

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, reforça que a I Feira da Agricultura Familiar, que integra à Festa da Uva neste ano, chega em um momento único na história de Erechim, e certamente deve se tornar um marco para a produção rural do município. “Vivemos um momento de grande desenvolvimento não apenas municipal, com diversos investimentos estaduais e federais sendo aplicados aqui, mas também regional. É neste contexto que surge esta grande festa, que integrará o que há de melhor em nossa produção”, afirma o prefeito.
 

Polis complementa afirmando que “esta Festa é uma oportunidade de incentivarmos a produção agrícola de nossa cidade, e ao mesmo tempo darmos opções para a população, que irá desfrutar de bons produtos e momentos de lazer no belo espaço do Parque da Accie. Integrando a Feira da Agricultura Familiar e a Festa di Bacco, os produtores rurais do município ganham uma valorização ímpar”.
 

O anfitrião da abertura da safra, Olinto Batistella, acompanhado de sua mulher, Albani, e seu filho, Giovani, ressaltou a alegria de estar recebendo a todos em sua propriedade para este momento tão especial. Junto de seu filho, que trabalha com o pai e deverá ser o mantenedor dos negócios da família, reforçou a todos a importância de se preservar a atividade do campo, incentivando os jovens a permanecerem nas propriedades e cultivarem as raízes da família.
 

O presidente da I Feira da Agricultura Familiar, Ari Pertussati, complementou afirmando que “o meio rural representa grande parte da economia de nossos municípios. Em uma situação como a que passamos hoje, em que a estiagem preocupa produtores e toda a sociedade, é fundamental que criemos oportunidades como esta grande Feira para incentivar nossos produtores a seguirem trabalhando”.
 

Lucas Farina, vereador e presidente da XI Festa di Bacco, também ressaltou o trabalho das diversas entidades envolvidas no evento. “A Festa di Bacco se fortalece com a união de todas as entidades participantes”, ressaltou ele. Valmir Dartora, gerente regional da Emater-Ascar, ressaltou que "esta é uma oportunidade especial para os produtores da região, que produzem grande parte do alimento que consumimos. A presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Vânia Miola, complementou reforçando que o Legislativo apoia eventos como este pela importância que têm para o município.