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13/01/2012
Empresa apresenta estudo de mobilidade urbana para Erechim
Empresa apresenta estudo de mobilidade urbana para Erechim
Empresa AGKF apresentou por meio de uma coletiva de imprensa, resultado do estudo contratado pela Prefeitura. Projeto será apresentado e debatido com a comunidade
O salão nobre da Prefeitura Municipal recebeu na manhã da última sexta-feira (13), a imprensa local, secretários municipais e o Engenheiro da empresa AGKF André Gustavo Reis Fialho. Na ocasião o prefeito Paulo Polis falou aos presentes sobre os resultados apontados pela empresa. “Quero destacar que o estudo realizado pela empresa é algo robusto, que traz um novo planejamento para a cidade para as próximas décadas. Destaco também a forma como iremos trabalhar daqui em diante nessa questão do estudo, pois nesse primeiro momento iremos priorizar a informação junto a população, nada será implementado na base da surpresa, setorizaremos as apresentações do estudo para que a comunidade como um todo entenda a importância de um novo planejamento de mobilidade urbana para a cidade”, disse.
O prefeito ainda destacou que “o interesse público deverá ser preservado em qualquer ação, e a questão desse estudo busca um desenvolvimento harmonioso do trânsito da cidade, após todo o período de informações e exposições junto a comunidade, prontamente divulgaremos o calendário de implementação”, explicou.
Após a fala do prefeito Paulo Polis, o Engenheiro da empresa AGKF André Gustavo Reis Fialho, mostrou alguns dados gerais constatados pelo estudo bem como algumas alternativas apontadas pelo mesmo.
Segundo Fialho, “o volume de tráfego urbano de Erechim é regional, uma vez que a cidade é pólo regional, pensando dessa forma é que notamos que além dos 55 mil veículos registrados em Erechim, o número eleva-se consideravelmente em se tratando desse ponto de vista, muitas pessoas de outras cidades passam por aqui diariamente. Trouxemos com esse estudo o máximo de ideias possíveis para que sejam analisadas pelo governo no que diz respeito à implementação”, disse o engenheiro, que também apresentou o estudo ao Conselho Municipal de Trânsito (COMTRAM).
O engenheiro ainda destacou a visão empreendedora e responsável do prefeito Paulo Polis em “antever o problema da trafegabilidade da cidade, uma vez que o planejamento é extremamente importante na solução desses problemas estruturais, assim aconteceu em Curitiba por exemplo, que durante a década de 1970 ainda, pensou no grande fluxo de veículos que a cidade iria ter e foi instaurando soluções pontuais desde então”, esclareceu.
Alguns pontos importantes foram levantados e abordados pelo engenheiro em relação ao estudo como o fato de Erechim possuir cerca de 55 mil veículos até setembro de 2011; com base nisso é proposta a ampliação da rede de vias de sentido único de tráfego em Erechim.
“O trânsito é um dos principais problemas nas pesquisas de opinião pública realizadas nas cidades brasileiras (capitais e cidades de porte médio), por isso da necessidade de priorizar investimentos em infraestrutura urbana, em transporte público e sistema viário, para evitar o colapso das cidades”, disse Fialho.
O Plano de Circulação da Área Central e de Modernização do Transporte Público tem como objetivos principais: Servir de base para o Município buscar investimentos públicos existentes em diversos órgãos de financiamento como: Ministério das Cidades, Ministério do Interior e Integração, Caixa Econômica Federal, BNDES; Priorizar os principais investimentos propostos no Plano, tais como Terminais de Integração Central, de Transporte Urbano (Estação de Transbordo);Sistema Semafórico com tecnologia moderna e controle centralizado, complementado com uma central de controle com câmeras de TV; Implantação do Anel Viário da área central e binários de trafego nas vias transversais.
Tal Anel Viário de Tráfego na Área Central, é uma alternativa para as avenidas centrais como a criação de Binários de Tráfego, utilizando vias transversais às Avenidas centrais, com sentido único de tráfego; Limitação do número de cruzamentos e retornos ao mínimo necessário, sacrificando a acessibilidade atual, com uma proposta de traçado sem muitas passagens em nível; e o estabelecimento nos cruzamentos semaforizados de um sistema de controle centralizado e moderno, que permitirá a passagem prioritária dos fluxos de veículos, de forma sincronizada e otimizada a capacidade do sistema viário.
“As diretrizes de definição do Anel Viário englobam semáforos ou sinalização preferencial nos cruzamentos, eliminação de rotatórias e bloqueios á circulação, sentido único de trafego, novo sistema com o Máximo de vagas de estacionamento, aproveitamento Máximo da capacidade, sincronismo de semáforos, repavimentação dos trechos asfaltados com desgaste, nova sinalização vertical e horizontal e um up grade no sistema de iluminação pública”, detalhou o engenheiro da empresa AGKF Serviços de Engenharia S/S, André Fialho.
Após a apresentação do estudo o governo municipal irá iniciar a setorização das informações junto a comunidade.